Servidora do IFPR integra grupo de pesquisa da Esaf – Instituto Federal do Paraná

Servidora do IFPR integra grupo de pesquisa da Esaf

A servidora Fabiana dos Santos Jorge da Silva, da Diretoria de Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DCA/Progepe), foi uma dos 30 servidores públicos federais selecionados para integrar o Grupo de Pesquisa em Finanças Públicas da Escola de Administração Fazendária (Esaf). A servidora foi selecionada por meio de chamada pública lançada em maio e é a única ligada a um Instituto Federal de todo o grupo.

Para participar da seleção, a servidora apresentou o projeto de pesquisa “Qualidade do gasto e mensuração da eficiência dos cursos de capacitação dos servidores públicos”, com o qual planeja investigar cientificamente e de forma qualitativa os programas de capacitação de Institutos Federais no país. “Os projetos de pesquisa foram escolhidos pela sua relevância, e a forma como são realizados os investimentos em eventos de capacitação pelos órgãos públicos da esfera federal é de interesse do Ministério da Fazenda”, afirma a pesquisadora. Fabiana está ligada à linha de pesquisa Administração Fazendária, juntamente com outros quatro projetos.

O primeiro encontro presencial dos membros do ano de 2016 do grupo de pesquisa se deu entre os dias 27 e 29 de junho, em Brasília. Além da linha “Administração Fazendária”, os pesquisadores ligados ao grupo estão divididos entre “Política e Gestão Fiscal”; “Política e Gestão Tributária”; “Política Econômica, Comércio Exterior e Finanças Internacionais”; e “Regulação de Mercados e Políticas Setoriais”.

Até o fim do ano, serão realizados outros dois encontros, um em setembro e outro em dezembro, em que os pesquisadores deverão apresentar os resultados parciais e finais de suas pesquisas. Os artigos resultantes da investigação serão publicados em periódico científico da Esaf.

Sobre o grupo de pesquisa

As atividades do Grupo de Pesquisa em Finanças Públicas da Esaf buscam promover estudos aplicados e debates sobre as finanças públicas, integrando teoria e prática por meio da produção de artigos que permitam sua aplicabilidade e ampla divulgação, com vista ao fortalecimento e aperfeiçoamento das finanças e das políticas públicas no Brasil.

Ao todo, foram selecionados 25 pesquisadores e cinco orientadores de diversas cidades do país, que terão três encontros presenciais no ano e trabalharão a distância dentro das linhas de pesquisa escolhidas. As atividades do grupo somam sete meses.

Mais informações sobre o primeiro encontro presencial do grupo de pesquisa podem ser encontradas na página da Esaf.