Servidores do IFPR participam de curso de aperfeiçoamento nos EUA – Instituto Federal do Paraná

Servidores do IFPR participam de curso de aperfeiçoamento nos EUA

Neste mês de fevereiro, seis servidores do IFPR participam do segundo curso de aperfeiçoamento em Língua Inglesa, Visitas e Intercâmbio Técnico na instituição de ensino norte-americana Alamo Colleges, localizada na cidade de San Antônio, no Texas.  Os servidores Erica Dias de Paula Santana (Câmpus Curitiba), Jackeline Siraichi (Câmpus Londrina), Marcos Maioli (Câmpus Curitiba), Maria Vettorazzi (Câmpus Curitiba), Odacir Zanatta (Câmpus Umuarama) e Pedro Paulo Boaventura Grein (Gabinete do Reitor) viajaram no último sábado (1) e já participam nesta segunda-feira (3) de atividades de recepção e orientação e de aulas de inglês como segunda língua. Além das aulas, a programação prevê ainda atividades de treinamento técnico, visitas técnicas e atividades culturais.

O curso é fruto de uma aproximação entre os governos brasileiro e norte-americano em 2007, com o intuito de realizar um estudo comparado entre as instituições que oferecem educação profissional nos dois países, identificando boas práticas nos dois locais. Da aproximação nasceu a parceria entre a Alamo Colleges e os institutos federais da região Sul do Brasil, que, coordenados pelo IFSul, enviaram, em janeiro de 2012, um grupo de servidores para o curso de aperfeiçoamento. Na turma de 2014, são 17 os servidores da região sul que participam da atividade.

O programa tem duração de quatro semanas, de 3 a 28 de fevereiro, e uma carga horária de 120 horas. O curso será ofertado em duas modalidades: Faculty Professional Development Seminar, voltado a docentes e técnicos administrativos, e English-as-a-Second-Language (ESL) Methodology e Fluency Enhancement Seminar, destinado, exclusivamente, a docentes de Língua Inglesa. Os participantes ficarão afastados do país até o dia 2 de março.