Servidores do IFPR participam de Oficina de Empreendedorismo – Instituto Federal do Paraná

Servidores do IFPR participam de Oficina de Empreendedorismo

Servidores dos câmpus e da reitoria do IFPR participam, nesta sexta-feira (14), da primeira etapa da Oficina de Empreendedorismo, evento de capacitação resultante de uma ação integrada entre a pró-reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPI), da pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) e da Diretoria de Educação à Distância do IFPR. Cerca de 60 docentes e técnicos-administrativos participam da atividade. Nesta primeira etapa, o evento conta com a participação do professor Luiz Arnaldo Biagio, coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial Incubadora de Itu. A segunda parte da Oficina de Empreendedorismo será realizada à distância.

De acordo com a diretora de Empreendedorismo Inovador, professora Carmen Ballao, a Oficina de Inovação tem como principal objetivo construir as bases de uma cultura de empreendedorismo na instituição. “Essa é uma condição essencial para o desenvolvimento de projetos na área da inovação”, afirma. De acordo com a diretora, reflexos da Oficina de Empreendedorismo devem ser sentidos até mesmo em sala de aula. “Nossa ideia é dar formação aos docentes e técnicos administrativos, motivando e incentivando o desenvolvimento de projetos empreendedores que envolvam os estudantes do IFPR”, explica.

Para a psicóloga Susan Cavallet, da PROGEPE, a atividade permite o desenvolvimento competenências pessoais e institucionais que colaboram para a consolidação da missão do IFPR. “Além do caráter de capacitação, a Oficina de Empreendedorismo tem também caráter estratégico, já que sensibiliza nossos servidores para uma de nossas premissas institucionais, que é a promoção do empreendedorismo e da inovação”, afirma. A integração e troca de experiências entre servidores de diferentes unidades da instituição também são apontados pela psicóloga como um pontos positivos do evento.

A atividade teve início às 09h e é sediada no Auditório da unidade João Negrão do IFPR.

“Empreender é transformar em valor para a sociedade aquilo que você faz”

Biagio iniciou a palestra aos servidores com uma definição do termo empreendedorismo. “Empreender é transformar em valor para a sociedade aquilo que você está fazendo. É descobrir novas oportunidades não só de fazer negócio, mas de melhorar um trabalho que já está sendo feito”, afirmou. De acordo com o professor, os benefícios do desenvolvimento da atividade junto aos servidores poderão ser sentidos em diferentes contextos. “O primeiro benefício é que a sociedade reconhece e passa a valorizar a instituição empreendedora. O segundo, no caso do IFPR, é que esses professores e técnicos que hoje estão aqui podem transferir para os estudantes essa postura empreendedora, que vai se refletir posteriormente no exercício profissional desse estudante, transformando-os de trabalhadores convencionais em empreendedores”.

Imagens do evento estão disponíveis na página do IFPR no Facebook.