Publicado em
Alunos, docentes e técnicos administrativos podem participar do programa Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social do IFPR (PBIS). Trata-se de uma política de assistência estudantil voltada a estudantes de baixa renda. O programa tem duas etapas: primeiro serão selecionados os projetos acadêmicos propostos pelos servidores, que tem prazo de inscrição até o dia 20 de agosto. Na sequência serão selecionados os estudantes que deverão se candidatar até 31 de agosto.
Segundo a diretora de relações estudantis do IFPR, Cristiane Ribeiro, o projeto é inovador ao possibilitar o contato e integração entre todos os servidores e alunos. “Muitas vezes ficamos atuando somente na parte administrativa. É o momento de aproveitar a potencialidade de todos já que a instituição é formada por professores, alunos e técnicos”.
A diretora ainda ressalta a importância do fortalecimento de uma política de assistência estudantil. “Nosso objetivo é auxiliar a permanência do estudante em risco socioeconômico, além de contribuir com sua formação acadêmica possibilitando sua atuação junto às unidades do IFPR”, destaca.
Servidores – prazo até 20 de agosto
Os professores e técnicos de todos os campi e da reitoria podem inscrever propostas acadêmicas de ensino, pesquisa ou extensão. Os projetos devem considerar, em especial, de que forma a atividade desenvolvida pelo aluno vai contribuir em sua formação acadêmica.
Os servidores interessados apresentarão os projetos por meio de formulários próprios a serem assinados pelo responsável na unidade ou pelo Diretor do Campus. As propostas podem ser entregues pessoalmente na Diretoria de Relações Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino Pesquisa e Pós-Graduação (DRE- PREPPG) ou enviados por Sedex.
No formulário de inscrição o servidor deve fazer uma identificação, contendo título, dados pessoais e currículo resumido do responsável pela proposta acadêmica. Deve constar, também, uma Justificativa que demonstre de forma sucinta e clara as motivações da proposta acadêmica e a importância da participação do estudante e sua real integração com o projeto político pedagógico do curso a que está vinculado. De acordo com o Edital 12/2010 o formulário precisa ter, ainda, os objetivos, planejamento, cronograma das atividades e os membros integrantes da proposta.
Estudantes – prazo até 31 de agosto
Podem se candidatar estudantes do IFPR de cursos técnicos subsequentes (pós-médio) e dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e de graduação. Terão prioridade os alunos considerados em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Os estudantes vão desenvolver atividades acadêmicas e recebem uma bolsa de R$ 300,00 que vai auxiliar sua permanência e sucesso no seu trajeto escolar. As bolsas terão vigência de quatro meses e ocorrerão durante setembro e dezembro de 2010. Cada bolsista terá carga horária de 12 horas de atividades acadêmicas por semana.
Para inscrição no processo de seleção para o PBIS o estudante deverá preencher o formulário, anexar os documentos solicitados e entregar na Direção do Campus em que ocorre o seu curso. Após a aprovação do estudante, serão solicitados os dados bancários para os trâmites de pagamento das bolsas.
A DRE/PREPPG divulgará o resultado dos selecionados até o dia 20 de setembro de 2010, encaminhando à Direção de cada Campus a lista dos estudantes e das propostas selecionadas para início do Programa.
Mais Informações pelo e-mail: preppg.@ifpr.edu.br
Para ler os Editais, a cartilha com orientações e ter acesso aos formulários, clique aqui.