Servidores e estudantes do IFPR participam de evento de qualidade e inovação – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

Servidores e estudantes do IFPR participam de evento de qualidade e inovação

Fotografia em plano fechado com robôs à frente e dois banners coloridos atrás escrito: Cursos técnicos integrados e subsequentes
Peças mecânicas dos robôs foram impressas no Campus Pinhais

Servidores da Reitoria, docentes e estudantes do Campus Pinhais participam do evento FestQuali: Festival da Qualidade e Inovação. O IFPR foi convidado a expor para divulgar a instituição aos participantes do evento.

Além da exposição da tenda do IFPR, o docente do Campus Pinhais Álvaro Cantieri faz duas palestras no evento: “Voo Panorâmico Virtual” e “Robótica e inteligência artificial nas empresas na próxima década. Como se preparar para a mudança de paradigmas?”.

A participação tem o apoio da Agência de Inovação do IFPR, que ajudou na viabilização da participação no evento.

A FestQuali é um encontro voltado à qualidade e inovação com participação de pessoas do país todo. O evento segue até dia 9 de novembro.

Exposição de trabalhos

O docente do Campus Pinhais que acompanhava os trabalhos no dia 7 de novembro, Marlon de Oliveira Vaz, afirma que convocou todos os estudantes da unidade para expor seus projetos de Trabalho de Conclusão de Curso do Ensino Médio ligados à robótica. A proposta é chamar a atenção dos participantes do evento para irem ao stand do IFPR e assim saberem mais sobre a instituição.

Fotografia em ambiente externo ao ar livre. Ao centro, uma tenda dupla com sete pessoas olhando para frente e posando para foto. O espaço é decorado com banners coloridos com motivos de educação e a marca do IFPR. À frente das pessoas, uma mesa com robôs e drones.
Servidores e discentes do IFPR participam de evento externo

Os robôs usados na mostra foram confeccionados no campus, sendo as partes mecânicas impressas, inclusive, em impressora 3D do IFPR.

Erico Meger, discente do quarto ano do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do Campus Pinhais, afirma que é gratificante ouvir o retorno e a reação das pessoas quando ele explica o seu projeto de robótica.

Também Eros Lunardon, colega de sala de Meger, apresentou seu trabalho que envolve drone e jogo realidade aumentada, mesclando ações da vida real com a vida virtual. “Podemos aplicar em diversas áreas, como na área de testes da indústria, por exemplo, ou até mesmo pra criação de jogos de entretenimento”, explica o discente sobre a aplicabilidade do seu projeto.

Ainda no dia 7 de novembro, o discente Victor Vechi, também do mesmo ano e curso que Meger e Lunardon, apresentava seu projeto ligado a reconstrução de objetos a partir de pontos de nuvem. Para ele, participação em eventos assim ajudam tanto na parte acadêmica, ao explicar para outras pessoas e ouvir o retorno delas, quanto no networking: “é importante para nosso futuro”, finaliza.