Servidores e estudantes podem avaliar o IFPR até 1º de março – Instituto Federal do Paraná

Servidores e estudantes podem avaliar o IFPR até 1º de março

Estudantes, docentes e técnicos administrativos em Educação têm uma ferramenta importante de autoavaliação institucional. Trata-se do questionário desenvolvido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). As avaliações das três categorias devem ser enviadas até o primeiro dia do mês de março.

O processo de autoavaliação institucional teve início no final do ano passado. A pesquisa se estende até o primeiro dia de março de 2017 para os discentes ingressantes no IFPR até 1º de novembro de 2016. Docentes e Técnicos Administrativos em Educação também podem preencher o formulário e enviar suas respectivas avaliações na mesma data. Para os estudantes concluintes em 2016, o prazo para preenchimento do formulário encerrou-se no final de dezembro de 2016.

O vídeo abaixo, produzido pelo servidor Paulo Sérgio Carnicelli, do Campus Ivaiporã, representante da CPA junto àquela unidade, explica, de forma resumida, os objetivos da campanha.

Como participar
Os alunos devem responder ao questionário nos laboratórios de Informática de seus respectivos campi, com a orientação dos coordenadores de curso e representantes da CPA. O login (nome de usuário) e a senha, necessários para que os discentes acessem o formulário, serão repassados pelos coordenadores de curso.

Já os servidores podem acessar a página cpa.ifpr.edu.br com login e senha do Sipac/Sigaa.

Sigilo absoluto
O sistema por meio do qual as respostas serão enviadas garante pleno direito ao sigilo (os resultados gerados não permitem a identificação do usuário).

Objetivos
De acordo com o presidente da Comissão, professor Gilson de Lima Moraes, o objetivo da autoavaliação é identificar o perfil e o significado de atuação do Instituto no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão. “O resultado dessa atuação será construído com base na análise e interpretação das respostas às perguntas dos questionários moldados ao perfil dos respondentes”, explica.

Por esse motivo, segundo ele, as respostas devem ser as mais genuínas possíveis: “Elas devem expressar fielmente a opinião e o entendimento da comunidade acerca das múltiplas dimensões do IFPR, como Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Políticas de Gestão e Acadêmica, além de nossa infraestrutura”.

CPA
De acordo com o Regimento Geral do IFPR, a CPA é “responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional, assim como pela disponibilização das informações”. Ainda segundo o documento, a comissão tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição. Saiba mais sobre a CPA na página da Comissão.

Participação
De acordo com professor Gilson de Lima Moraes, já responderam ao questionário até agora cerca de 1500 pessoas, entre servidores e acadêmicos.

Acesse a página cpa.ifpr.edu.br e responda ao questionário. Participe!