Servidores podem propor e elaborar projetos de cooperação internacional – Instituto Federal do Paraná

Servidores podem propor e elaborar projetos de cooperação internacional

Docentes e Técnicos Administrativos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) que tenham interesse em desenvolver projetos envolvendo parcerias com outros países tem à disposição modelos de acordo de cooperação internacional. Os documentos estão publicados em cinco idiomas, Português, Inglês, Espanhol, Alemão e Francês – todos disponíveis na página da Assessoria de Relações Internacionais.

O assessor de Relações Internacionais do IFPR, professor Antonio Carlos Gondim, explica que o servidor interessado pode entrar em contato com instituições no exterior e avaliar se há interesse mútuo na parceria. Depois de identificar a instituição parceira, o caminho é seguir as orientações contidas no documento “Processo para realização de acordos de cooperação com instituições no exterior” – leia aqui o documento.

Os possíveis acordos e projetos a serem firmados podem ser de cooperação científica, tecnológica e cultural com Instituições do Exterior; de mobilidade acadêmica internacional de professores e técnicos-administrativos e intercâmbio internacional de estudantes.

O Assessor ressalta que o proponente do projeto – que será amparado pelo acordo – deve buscar captação de recursos junto às agências de fomento, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Araucária, no Paraná. Outra opção é tentar financiamento diretamente com a Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec).

Atualmente, o Instituto Federal desenvolve parcerias com instituições do Paraguai, Cuba, Venezuela, Moçambique, Alemanha, França.

Dúvidas e orientações com o Assessor de Relações Internacionais pelo e-mail antonio.gondim@ifpr.edu.br ou pelo telefone (41) 3535-1618.

Veja aqui a página da Assessoria de Relações Internacionais.