Sistema de Gestão da Propriedade Intelectual é lançado no IFPR – Instituto Federal do Paraná

EXTENSÃO PESQUISA E INOVAÇÃO

Sistema de Gestão da Propriedade Intelectual é lançado no IFPR

O IFPR realizou, nesta quarta-feira (8), no auditório da Reitoria do IFPR, o lançamento oficial do Sistema de Gestão da Propriedade Intelectual do IFPR (Sigpi). A propriedade intelectual envolve um conjunto de direitos relativos à invenções (patentes), programas de computadores, marcas, desenhos industriais, entre outros.

O encontro, organizado pela Agência de Inovação (Agif/Proeppi), foi iniciado por Gutemberg Ribeiro, diretor da Agif, apresentando a equipe que desenvolveu o sistema formada por integrantes do Campus Paranavaí: o docente Frank Willian Cardoso de Oliveira e os estudantes bolsistas Cristian Ceccon e Gabriel Moya Nascimento. O grupo participou de edital interno da Agif/Proeppi no ano de 2020, sendo selecionada aquela que apresentou a melhor proposta.

O evento contou ainda com a presença de Nelson de Castro Neto, Diretor Executivo, representando o reitor do IFPR, Amarildo Pinheiro Magalhães, pró-reitor de Ensino, e Leandro Rafael Pinto, diretor de Pós-Graduação, representando o pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Equipe do Campus Paranavaí que desenvolveu o sistema. (Foto: Proeppi)

Sobre o sistema

O sistema foi desenvolvido em 12 meses, e durante esse tempo foram realizados encontros periódicos entre a equipe de desenvolvimento e a Agif. Dessa forma, em conjunto, foi possível chegar ao sistema que atenderá toda a comunidade interessada em proteger e submeter pedidos de propriedade intelectual junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

O Sigpi propiciará racionalidade e economia às atividades da proteção da propriedade intelectual no IFPR, além de facilitar e agilizar os procedimentos de gestão da propriedade intelectual, assegurando efetividade aos processos de controle de registros, pagamentos e acompanhamentos diversos da propriedade intelectual desenvolvida no âmbito do IFPR.

O sistema estará disponível em breve para uso.