Professor realiza visita técnica à Usina de Reciclagem e Aterro Sanitário Municipais.
Publicado em
Nesta quinta-feira (11) o Professor Ricardo, docente do curso Técnico em Florestas do IFPR – Telêmaco Borba, esteve visitando as instalações da Usina de Triagem (Reciclagem) intitulada como COOPATB – Cooperativa Ambiental de Telêmaco Borba, bem como a área do Aterro Sanitário Municipal de Telêmaco Borba.
A visita teve como objetivo um contato inicial às áreas para onde são destinados os resíduos sólidos gerados pela população, serviços comerciais e indústrias do município. Tratou- se de uma visita técnica de reconhecimento das áreas e de diagnóstico da situação atual do tratamento e disposição final dos resíduos sólidos municipais.
Durante as visitas autorizadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Telêmaco Borba, o docente do IFPR foi acompanhado por funcionários municipais que deram instruções além de esclarecerem sobre dúvidas dos processos.
No Aterro Sanitário, o administrador da área, Sr. Francisco explicou sobre a impermeabilização das células de resíduo do aterro com geomembranas que evitam a contaminação dos solos assim como das águas do lençol freático. Explicou ainda sobre a importância do sistema de lagoas para o tratamento adequado do chorume gerado pela decomposição do lixo disposto nas células.
Segundo o professor Ricardo, a visita é de grande importância já que caracteriza um local onde se difunde o conhecimento de forma prática, o que tem sido o enfoque do curso Técnico em Florestas. Assim, será possível levar os alunos aos locais para aulas práticas em campo, onde poderão ter uma análise crítica do tema em estudo. O professor, ao final do trabalho enfatizou: “É importante que nós professores e alunos, tenhamos a percepção de que representamos uma instituição pública, e com isso possamos intensificar nossa responsabilidade para com medidas que melhorem o bem estar e saúde da população, como por exemplo, no sistema de saneamento que conseqüentemente culminará em benefícios do ponto de vista socioambiental.