NEABI – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – Campus Telêmaco Borba
Menu Institucional NEABI – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas

NEABI – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas

Atualizado em

Copiado!

A inclusão é um termo de sentido amplo que envolve promover condições para que todos e todas possam se integrar socialmente. Essa perspectiva de inclusão se coaduna com a defesa dos direitos humanos. No Campus Telêmaco Borba, buscamos a inclusão por essa perspectiva ampla, criando um espaço que seja para todos os gêneros, etnias, sexualidades etc. Contribuem para esse processo, além do Napne, o Grupo de Estudos de Cultura, Identidades e Gênero (Gecig/CNPQ), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), além de diversos projetos como o Cine Clube: cinema e realidade Social no Campus Telêmaco Borba, o Junho Arco-íris: celebrando as diversidades, dentre outros.

Em relação especificamente às questões étnico-raciais, em 20 de dezembro de 2018, foi estabelecido o regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – Neabi, no âmbito do IFPR. “Os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) têm o papel institucional de fomentar a formação, a produção de conhecimentos e a realização de ações que contribuam para a valorização da história, das identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas) no IFPR e para a superação de diferentes formas de discriminação étnico-racial. Possuem o papel de assessorar a Pró Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROEPPI) na gestão das políticas públicas contribuindo assim com o fortalecimento, a criação e a implementação de diretrizes, metas e ações com foco nessas identidades socioculturais” (IFPR, 2018).

No início do ano de 2019, foi criado o Neabi, no Campus Telêmaco Borba. Participaram do ato de criação os seguintes docentes: Andréa Mazurok Schactae, André Pires do Prado, Célia Tamara Coêlho, Guilherme Sachs e Helaine Christina Oliveira de Souza (coordenadora local). No mês de abril, foram realizadas as primeiras atividades do Núcleo, no Campus, as quais contaram com a parceria do Grêmio Estudantil. Nos anos seguintes, outros docentes passaram a compor o Núcleo.

O Neabi do Campus, além de buscar ser um espaço de combate à discriminação etnico-racial na comunidade telemacoborbense de forma mais ampla, com ações diversas envolvendo a comunidade, visa também ser uma ferramenta para cumprir em nossos cursos técnicos a lei lei 11.645/2008 que determina a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no âmbito do Ensino Médio. Neste sentido, o Neabi se articula às diversas disciplinas do currículo do Ensino Médio, promovendo reflexões sobre essa temática por meio de exposições, palestras, mesas redondas, rodas de conversa, exibições dialogadas de filmes, oficinas, cursos etc.

As atividades do Núcleo geralmente são realizadas em parceria com o Grêmio, o Gecig/CNPQ e também com o projeto Cine Clube: cinema e realidade social no Campus Telêmaco Borba. Entre as diferentes atividades realizadas ao longo dos anos, estão uma visita a Comunidade Indígenas de Queimadas, no ano de 2019, e o II Ciclo de Cultura Afro Brasileira e Diversidade Étnica e Cultural na América Latina, em 2020, o qual contou com a participação de pesquisadores e pesquisadoras de diversas instituições, inclusive de universidades cubanas. Várias atividades estão disponíveis no canal do Campus no Youtube. Durante o período de pandemia de Covid-19 os eventos do Neabi ocorreram por meio de plataformas digitais. Com o retorno das atividades presenciais, foram retomadas as exibições dialogadas de filmes e demais atividades.

E-mail: neabi.telmacoborba@ifpr.edu.br

As PORTARIAS de designação com os nomes dos membros do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFPR – Campus Telêmaco Borba podem ser acessadas neste processo no SEI: 23411.001963/2018-21

Topo