Alunos montam mini estação de Rádio FM em atividade curricular de Física – Campus Telêmaco Borba

Alunos montam mini estação de Rádio FM em atividade curricular de Física

Na tarde de quarta-feira (17) os alunos de Informática e Mecânica do 3° ano  do Ensino Médio Integrado apresentaram os resultados do trabalho da disciplina de Física do prof. Rafael João Ribeiro.

A atividade tem por objetivo a aprendizagem de conceitos de Física presentes no processo de amplificação e transmissão de sinal por ondas de rádio entre 88 e 106 Mhz. Os circuitos foram montados com componentes básicos de eletrônica, que foram soldados em placa de circuito eletrônico. Os componentes principais utilizados foram: fonte de tensão, resistor, capacitor, indutor e transistor.

Nesta atividade, o professor adotou o modelo de aprendizagem experiencial de Kolb, que é uma estratégia de ensino elaborado com origem em trabalhos de Dewey, Lewin e Piaget; e considera a aprendizagem um processo contínuo fundamentado na construção de conhecimentos a partir da experimentação. O modelo defende um processo de aprendizagem dividido em quatro estágios: experiência concreta, observação reflexiva, conceitualização abstrata e experimentação ativa.