Docentes participam de Oficina com o tema “Inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais” – Campus Telêmaco Borba

Na tarde do dia 25/01, os docentes do IFPR- Telêmaco Borba participaram de uma oficina com o tema “Inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais”.

A oficina foi conduzida pela servidora Danieli Barreto, que possui formação em Psicologia e experiência profissional em Educação Especial. Teve como objetivo preparar os docentes para compreender a inclusão educacional como direito das pessoas com necessidades educativas especiais e, principalmente, reconhecer o importante papel do professor enquanto agente facilitador deste processo.

Mediante a realização de atividades práticas e vivenciais, os docentes puderam debater questões pertinentes sobre deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades, transtornos de aprendizagem e problemas de saúde crônicos/graves que podem acarretar a necessidade de um apoio diferenciado ao aluno para favorecer sua aprendizagem. Os professores também conheceram e discutiram diferentes recursos e procedimentos educativos especiais para serem implementados em sua prática, com o objetivo de garantir a inclusão, a permanência e adaptação do aluno no contexto educacional.