Educação em Foco: I Simpósio de Ensino de Ciência e Tecnologia reúne público de 380 pessoas em seus três dias – Campus Telêmaco Borba

I Simpósio de Ensino de Ciência e Tecnologia

Entre os dias 07 e 09 de agosto, foi realizado o I SECT – Simpósio de Ensino de Ciência e Tecnologia. Vinculado ao curso de Especialização em Ensino de Ciência e Tecnologia do Campus Telêmaco Borba, o evento foi organizado por docentes, discentes do curso e colaboradores externos.

No dia 07 ocorreu a palestra e mesa redonda “Ciência, Tecnologia e Sociedade – entre a esperança e o abismo” com os docentes Dr. Awdry Feisser Miquelin da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Ma. Virgínia Ostroski Salles, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR, tendo um público de 200 pessoas. Na ocasião, cada participante recebeu um chaveiro sustentável no formato de cacto feito com garrafas PET e restos de EVA.

Oficinas e minicursos foram ofertados, no dia 08, no campus e de maneira descentralizada, já que alguns deles foram realizados em escolas públicas que tiveram interesse em recebê-los para a capacitação de seu público. As oficinas tiveram um público total de 105 pessoas.

Finalizando o I SECT, no dia 09, ocorreram apresentações de comunicações orais. Nesse I Simpósio, foram apresentados 10 trabalhos para um público de 75 pessoas.

O professor Guilherme Sachs, coordenador do evento, em sua fala de abertura explanou que: “Sempre é muito importante dialogarmos sobre a questão do ensino. Ainda mais importante é debatermos sobre o assunto em tempos de ataque à educação pública que é direito de todos e todas. O I SECT busca contribuir com essa discussão, refletindo sobre a relação entre Ensino, Ciência e Tecnologia. O símbolo escolhido para o evento foi o cacto que representa resistência. Resistência é o que precisamos ter nesse momento. Esse evento é um ato de resistência, feito sem recursos financeiros, dependendo do esforço coletivo dos organizadores, organizadoras e palestrantes”.