Alunos de Florestas Implantam Agrofloresta no Campus – Campus Telêmaco Borba

Alunos de Florestas Implantam Agrofloresta no Campus

Durante esta semana (25-29/04), utilizando princípios agroecológicos e o trabalho coletivo, os educandos das turmas do 1º e 2º ano do curso Técnico Florestal do IFPR – Campus Telêmaco Borba puderam construir uma Horta Mandala e iniciar a implantação de uma Agrofloresta através de aulas práticas.

O que é uma Mandala? Universalmente, a mandala é o símbolo do equilíbrio, da integração e da harmonia. É constituída de canteiros circulares onde se cultivam hortaliças, plantas medicinais, flores e árvores. Como práticas sustentáveis, utilizamos adubação orgânica, cobertura morta com palhada e plantio consorciado entre espécies companheiras. Além de produzir alimentos saudáveis, sem aditivos sintéticos, as Hortas Mandala são esteticamente bonitas, contribuem para o controle biológico entre diferentes espécies e produzem plantas medicinais e ornamentais conjuntamente com os outros alimentos.

Todo esse trabalho está sendo realizado coletivamente. O ponto em comum entre a Mandala e os sistemas agroflorestais é a otimização dos efeitos benéficos das interações que ocorrem entre as árvores e os cultivos agrícolas. Esses sistemas propiciam obter maior diversidade de alimentos e espécies, diminuir a necessidade de insumos externos e reduzir os impactos ambientais negativos da agricultura convencional. Esta afinidade de objetivos possibilita que os sistemas agroflorestais, inseridos num contexto agroecológico de produção, contribuam significativamente para o desenvolvimento equilibrado, integrado e duradouro tanto da paisagem natural quanto das comunidades humanas.

A Mandala e a Agrofloresta constituirão um laboratório vivo que possibilitará o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas, unindo teoria e prática de forma contextualizada. Ele também auxiliará no processo de ensino-aprendizagem, estreitando relações através da promoção de atividades coletivas e cooperadas entre os educandos e professores envolvidos.

Nesse processo, os professores do eixo de recursos naturais auxiliam a comunidade escolar no planejamento, execução e manutenção das áreas, levando princípios como horticultura ecológica, compostagem, formas de consumo responsável dos alimentos, propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, relação campo-cidade, florestas sustentáveis, sucessão natural, função social das florestas entre outros.