IFPR Telêmaco Borba promove ações do ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS – Campus Telêmaco Borba

IFPR Telêmaco Borba promove ações do ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

O Instituto Federal do Paraná – IFPR, Campus de Telêmaco Borba através dos alunos do curso de Técnico em Florestas e diversas parcerias, estão coordenando na região de Telêmaco Borba as atividades da Campanha do Ano Internacional das Florestas em 2011. Este tema foi escolhido pela Organização das Nações Unidas – ONU em razão das ameaças de degradação e substituição das florestas naturais por monocultivos e empreendimentos diversos que de forma acelerada vem explorando e reduzindo nossa biodiversidade e provocando dramáticas mudanças ambientais e sociais em nosso planeta.Por isto, um dos objetivos desta Campanha é conscientizar sobre a importância social e ambiental das Florestas Nativas em nossa região, país e no mundo. Em razão disso, mais de 190 países estão debatendo e realizando ações dirigidas a conservação dos recursos naturais e vsibilidade aos Povos que vivem associados às florestas. No mundo são cerca de 1,6 bilhões de pessoas que dependem dos ecossistemas florestais (indígenas, agricultores familiares e comunidades tradicionais) para sobreviver. Por este motivo o Lema escolhido para esta Campanha é “Florestas Para o POVO”, num claro esforço de informar que as florestas naturais são um patrimônio da humanidade, e seus vários usos devem ser observados para garantir sua existência e conservação pelos povos, através de diversos fins: moradia, alimentação, medicamentos, energia, ciclos hidrológicos, entre outros. A Campanha também é um ótimo momento para explicar à população a diferença entre o significado do termo floresta  e monocultivos arbóreos (em especial, Pinus e Eucaliptus) evitando assim uma confusão muito comum que leva a crença de que plantações homogêneas representam a complexidade ecológica das florestas.
Dentre as atividades que serão realizadas neste ano em nossa região pelos alunos de Florestas apoiados pelo curso de Agroecologia, e parceiros mencionamos: recuperação de áreas degradadas; proteção de fontes de água; paisagismo; implantação de agroflorestas, debates sobre as florestas e o bem comum e, palestras em escolas municipais. Se você se interessa e quiser fazer parte desse movimento por direitos socioambientais acesse o nosso blog: florestaspovo.blogspot.com e confira a programação.
Prof. Roberto Martins de Souza