Revista Desassossegos

Desassossegos comemora aniversário de 3 anos e lança seu sexto volume

Publicado em

O sexto volume da Revista Desassossegos: Absurdemos a vida, de leste a oeste (ISSN 2595-6566) já está disponível para leitura. Neste volume, no aniversário de três anos de Desassossegos, o tema que permeia todos os artigos é a mudança de perspectiva como encontro e resistência. E, por que não, o retomar da reflexão sobre um “novo normal”, a partir de bases sólidas de pensamento, que são as ferramentas para ajudar a organizar o complexo cenário em que vivemos.

Regina Dalcastagnè, (UnB) defende a escuta das vozes provenientes de diferentes espaços sociais como meio de questionamento das fronteiras do literário e alargamento de suas possibilidades estéticas. Vima Lia de Rossi Martin (USP) trata sobre o diálogo como ferramenta para a formação de leitores. Peterson Nogueira, do IFPR Campus Irati, aborda o premiado romance Torto arado e sua estratégia de dar voz aos subalternos. Do Campus Pinhais, Felipe Comitre faz uma reflexão sobre datas comemorativas, denunciando o racismo estrutural que elas escondem, e José Aparicio da Silva e Jeanine Geraldo Javarez abordam o eu e suas representações, a partir do filme mexicano Verónica. A pedagoga Raquel Zanini (SEED-PR; SME-CTBA) defende a necessidade de se ouvir as crianças para se pensar o futuro. Em entrevista, Zoia Prestes (UFF) fala sobre seu percurso intelectual e de vida e oferece análises e caminhos sobre o atual estado da educação brasileira. Vencedora do prêmio Jabuti de Literatura em 2018, Natalia Borges Polesso nos desafia num conto que dialoga com a obra do também gaúcho Caio Fernando Abreu. Estudantes egressas do IFPR, Ana Karoline Martins, atualmente estudante de Letras da UFPR, discute a situação dos artistas independentes na pandemia e Naara Oliveira da Silva, estudante de Engenharia Automotiva da UFSC, contribuiu com ilustração. Ana Pérola Oliveira da Silva, estudante do Ensino Médio em Bombinhas-SC, e Matheus Fagundes Xistiuk, estudante do IFPR, Campus Telêmaco Borba, também contribuíram com ilustrações. Este volume ainda traz um trabalho especial de Benett, um dos maiores cartunistas em atividade no Brasil.

Desassossegos é resultado de uma parceria entre os professores da rede pública, Daniel José Gonçalves e José Aparicio da Silva, do IFPR Telêmaco Borba e Pinhais, respectivamente, e Mayco A. Delavy, da Rede Estadual.

Contamos com sua leitura e colaboração para espalhar Desassossegos entre estudantes, familiares, amigos e colegas.

A revista está disponível para leitura on-line no endereço eletrônico: https://issuu.com/revistadesassossegos/docs/desassossegos_vol_6

Lá você também vai encontrar o link para baixar.

Nas redes sociais, siga Desassossegos!

https://www.instagram.com/revistadesassossegos/

https://www.youtube.com/c/RevistaDesassossegos

https://twitter.com/desassossegosif?s=09

 Leia e espalhe Desassossegos!