Reitor do IFPR participa de Seminário de Educação do Campo em Ortigueira – PR – Campus Telêmaco Borba

Reitor do IFPR participa de Seminário de Educação do Campo em Ortigueira – PR

Realizado nos dias 18 e 19 de agosto em Ortigueira, o Seminário foi organizado pelo Curso de Agroecologia /Eixo de Recursos Naturais do Campus de Telêmaco Borba, pela Casa Familiar de Ortigueira, Sindicato de Trabalhadores Rurais de Ortigueira e a Via Campesina, e teve como um dos objetivos promover a articulação e troca de experiências entre educadores e os movimentos sociais ligados a educação do campo, numa região do Paraná onde predomina baixos índices de escolarização a agricultura familiar e camponesa. O evento foi uma ótima oportunidade para que o IFPR apresentasse sua posição e contribuição ao debate sobre a Educação do Campo, sobretudo, a partir da proposta do curso de agroecologia.

>O Magnífico Reitor, Prof. Irineu Colombo participou da mesa de abertura do evento que teve a presença de 150 pessoas, entre educadores e educadoras, diretores de escolas, secretários de educação, gestores de políticas públicas municipais, estadual (SEED) e federal (MEC) e lideranças de movimentos sociais (MST) e o movimento sindical (CONTAG).
Também estiveram presentes 12 professores pertencentes aos cursos de agroecologia de Ivaiporã, Umuarama, Assis Chateaubriand, Irati e Ortigueira. Ao final foi apresentada a Carta de Ortigueira pela Educação do Campo onde anunciou-se a criação da Articulação Regional pela Educação do Campo do Território do Tibagi.