IX Fiesta Hispánica del IFPR – Campus Telêmaco Borba – Campus Telêmaco Borba

IX Fiesta Hispánica del IFPR – Campus Telêmaco Borba

No dia 11 de outubro, terça-feira, das 14h às 18h, na quadra poliesportiva do Campus, foi realizada a IX edição da “Fiesta Hispánica del IFPR” com o subtema “Encuentros”. O evento, que acontece no IFPR desde 2014, tem como objetivo promover a cultura hispânica por meio do envolvimento dos/das estudantes e servidores/as em apresentações artísticas e socioculturais. Foram apresentadas diversas danças e músicas em espanhol, leitura de poema, exposição de desenhos e pinturas com temática hispânica sob orientação do professor de Arte Leonardo Nickson, exposição de fragmentos literários de escritores/as hispânicos/as organizados pela aluna Milene Ribeiro, além da disponibilização de barracas com diferentes pratos doces e salgados preparados por estudantes.

Os preparativos para o evento contaram com o envolvimento dos/as estudantes na confecção de “papel picado”, a tradicional bandeirinha mexicana, e também na elaboração de mensagens em espanhol para os/as participantes da festa.

Muitos/as servidores/as também contribuíram para a realização do evento. O professor de Música Fábio Barbosa de Souza, além de nos brindar com apresentações musicais em parceria com dois colaboradores externos: Luis Guilherme Lopes Franco e Marcos Henrique Fermino Simoneti, auxiliou na sonoplastia, juntamente com o aluno João Mateus Antunes, colaborador do projeto. O PreservArt, coordenado pelo professor Guilherme Sachs, contribuiu com a confecção de troféus para as categorias de poema, música, dança, desenho/pintura e fantasia, além de colaborar na decoração da festa, com a participação do colaborador Johni Lopes Siqueira. Também contamos com uma apresentação musical de docentes que relembrou o grupo portorriquenho Menudo.

A professora Kelly Cristinna Frigo Nakayama, coordenadora da “Fiesta Hispánica”, comentou que “No contexto da aprendizagem de um idioma, ações como essa promovem a relação entre diversos conhecimentos. Aprender uma língua adicional não é apenas aprender sua estrutura linguística, mas também conhecer sua cultura”.