Povos Originários em Foco- NEABI-Telêmaco Borba-IFPR – Campus Telêmaco Borba

Povos Originários em Foco- NEABI-Telêmaco Borba-IFPR

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas-NEABI – do Campus Telêmaco Borba- IFPR-promoveu um evento no dia 24 de abril de 2023 em alusão aos povos indígenas. O evento, intitulado Povos Originários em Foco, foi celebrado com diversas ações, apresentação artístico cultural da Banda “Os Primatas”, composta por alunos frequentadores das práticas musicais do Laboratório de Música do Campus, que fizeram a abertura do evento. Palestra intitulada: Uma pedagogia encantada: o currículo da escola Indígena Xukuru do Ororubá, com a pesquisadora Emanuelle Cristina da Silva Fernandes, e também Coordenadora do Departamento de Educação Inclusiva no Município de Pesqueira-PE, que trouxe um pouco da experiência dos povos originários de Pernambuco. Contou também com uma Roda de Conversa sobre Povos Originários na Ótica da Juventude, realizada por membras discentes do NEABI, as estudantes Ana Julia Selen Ferreira,  Monique Frai, Aimê Amanda que falaram sobre a importância do engajamento jovem em ações como esta. Além da exibição e discussão dos Documentários: Guerras do Brasil e Narrativas Históricas Povo Xukuru do Ororubá, que ampliaram as reflexões realizadas neste dia. Segundo o professor Guilherme Sachs, “os filmes exibidos contribuem para um entendimento maior da situação indígena no país, promovendo um olhar mais humanizado e tolerante em relação a estes povos”. As ações realizadas pelo NEABI são relevantes para discussão e compreensão das diversidades, precisam ser contínuas e valorizadas.