IFPR/TB – PROJETOS PARA 2012 VISAM AMPLIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO NO MUNICíPIO – Campus Telêmaco Borba

IFPR/TB – PROJETOS PARA 2012 VISAM AMPLIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO NO MUNICíPIO

Projeto para construção de novo bloco, Ensino Médio Integrado, ampliação do quadro de docentes, formação de professores e a assinatura do termo de repasse da primeira parcela de recursos de R$ 1,8 milhão no próximo dia 23, foram os assuntos apresentados pela diretora geral do Instituto Federal do Paraná (IFPR/TB) Karina Mello Bonilaure ao prefeito Eros Danilo Araújo durante visita realizada na sexta-feira (11).

Acompanhada do chefe de Gabinete Rubens Felipe Ribeiro, Karina apresentou os projetos do Instituto para o próximo ano. Ela falou do início da construção de um novo bloco que vai abrigar salas de aula e laboratórios com uma proposta voltada para a sustentabilidade.

Ela também falou do Ensino Médio Integrado (profissionalizante/médio) com disponibilização de 80 vagas. “É ensino público de qualidade e gratuito para a comunidade”, destacou a diretora.

A ampliação do número de docentes já está sendo providenciada com um concurso público. De acordo com ela, a intenção é dobrar o número de professores para o ano que vem.

A diretora lembrou dos projetos sociais que a entidade tem na Escola Custódio Neto, no Jardim Bandeirantes, intitulado “Educação Encanto”, onde os alunos participam de aulas de canto e outras atividades que envolvem os cursos do IFPR.

Karina explicou que a parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) envolve projetos de paisagismo e de recuperação de áreas degradadas (nascentes de rios e parques).

Outra proposta é a formação de professores da rede municipal. “Temos profissionais que vamos disponibilizar para a realização de cursos de capacitação para a Secretaria Municipal de Educação.

Repasse

Nesta quarta-feira (23), o prefeito Eros Danilo Araújo e o Reitor do Instituto, Irineu Mário Colombo assinam, às 15 horas, termo de convênio de repasse da primeira parcela de R$ 1,8 milhão. A primeira parcela no valor de R$ 600 mil, de acordo com a diretora, será para o início da construção do novo bloco. Os recursos que serão viabilizados foram acordados na implantação do Instituto no município como contrapartida. São recursos próprios da Administração que, segundo o prefeito Eros Danilo Araújo, reforçou o orçamento do IFPR consolidando a parceria do município com a instituição de ensino profissionalizante.

Para a secretária Geral de Gabinete, Idever Terezinha Lacerda, o IFPR demonstra o comprometimento com a Educação no município. “Aqui temos a universidade que queremos, que investe na nossa terra”, finalizou.

Também participou da reunião o assessor político e coordenador da Escola da Dignidade e Cidadania Nilson Ferreira de Souza.