IFPR Telêmaco Borba participa de missão técnica para Itajubá e Santa Rita do Sapucaí – MG em parceria com o SEBRAE – Campus Telêmaco Borba

Em um esforço conjunto para promover a inovação e o empreendedorismo, o SEBRAE convidou o ConecTB (Ecossistema Local de Inovação) a participar de uma missão técnica pelas cidades de Itajubá e Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, entre os dias 15 e 18 de outubro de 2023. O IFPR Telêmaco Borba, como participante de mais uma das hélices do ecossistema, esteve presente com uma delegação de 4 servidores.  A delegação do IFPR foi composta por Natara Duane Borges de Castilhos, Chefe da Seção de Inovação e Empreendedorismo e Gerente da Incubadora; Leandro Roberto Baran, Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão; Tiago Machado e Silva, Assessor da Incubadora; e Celso Augusto Souza de Oliveira, Professor e Presidente do Ecossistema de Inovação de Telêmaco Borba. Cada um deles desempenha um papel fundamental na promoção da inovação e no fomento ao empreendedorismo na instituição.

A missão tinha como objetivo estreitar laços, compartilhar conhecimento e aprender com instituições de referência no campo da inovação e tecnologia.

A missão técnica proporcionou uma experiência rica em conhecimento e networking ao grupo, que teve a oportunidade de visitar diversos locais e conhecer projetos de alto impacto na área de inovação. Alguns dos lugares visitados incluíram a UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá, onde foram apresentados projetos relacionados ao “Hidrogênio Verde”,  e um tour completo pelos ambientes de inovação (Centro de Empreendedorismo UNIFEI e Makerspace UNIFEI) além de apresentações dos projetos de competições tecnológicas. Também foi visitado o Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro (CTPB), demonstrando a importância da inovação na indústria energética. Foi ouvida uma apresentação do Ecossistema Itajubá HardTech. Outros destinos da missão técnica incluíram a INCIT (Incubadora de Itajubá), a FACESM (Escola de Negócios), o PROINTEC (Incubadora de Santa Rita do Sapucaí), o SINDIVEL (Centro Empresarial), a ETE (Escola Técnica de Eletrônica) e o INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações). Cada parada ofereceu insights valiosos sobre os diversos aspectos da inovação, empreendedorismo e parcerias entre instituições de ensino e o setor empresarial.

Ao observar de perto o caminho da inovação e empreendedorismo trilhado por essas instituições de referência, os servidores do IFPR poderão planejar com maior assertividade os próximos passos da inovação e do empreendedorismo dentro do Campus Telêmaco Borba. A missão técnica reforçou a importância da colaboração entre instituições de ensino, indústria e o setor público na promoção da inovação e do desenvolvimento regional. O IFPR, por meio do ConecTB, se orgulha de fazer parte ativamente desse ecossistema de inovação e continuará a trabalhar para impulsionar o empreendedorismo e a inovação em Telêmaco Borba e região.