Participação de alunos do campus de Telêmaco Borba no evento Paraná faz Ciência – Campus Telêmaco Borba

Participação de alunos do campus de Telêmaco Borba no evento Paraná faz Ciência

Telêmaco Borba é um dos campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR) que está participando da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná faz Ciência 2023, que está sendo realizada do dia 06 a 10 de novembro, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O Paraná Faz Ciência 2023 vai divulgar projetos, protótipos, startups e avanços tecnológicos das mais diferentes áreas de conhecimento, produzidos por todo o sistema de ensino paranaense.
Quatro alunos do 3º ano do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais, Evilyn Giovanna da Silva Costa, Lucas Ferreira Zanoni, Renan Carneiro de Arruda e Samuel Ribeiro Pinto, coordenados pela profa. Dra. Cassia Fernanda Yano, apresentaram o trabalho “CÉLULA 3D INTERATIVA: UNINDO BIOLOGIA E COMPUTAÇÃO GRÁFICA”, no eixo temático Mostra Interativa.
A proposta de criar células em 3D vem do interesse em disponibilizar uma experiência mais interativa de aprendizagem de biologia celular para alunos e até mesmo para professores da área. As células foram criadas no Blender, um programa de computador de código aberto que permite a criação de vastos conteúdos de 3D, com funcionalidades completas para modelagem, renderização, e visualização de conteúdo 3D interativo. É importante destacar que, estes alunos utilizaram conhecimentos de Computação Gráfica 3D, uma disciplina da área técnica de Jogos Digitais, para realizar o trabalho na disciplina de Biologia I, fornecendo também um exemplo interdisciplinaridade e aplicação de conhecimentos técnicos na prática.
O evento estadual, que integra a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2023), é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio de parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e UEL. Também conta com apoio do Instituto Federal do Paraná (IFPR), e de várias universidades do Estado do Paraná.