Empoderamento e Conscientização: Outubro Rosa 2024 – Campus Telêmaco Borba

Empoderamento e Conscientização: Outubro Rosa 2024

No dia 22 de outubro, o Campus de Telêmaco Borba, por meio da Seção Pedagógica de Assuntos Estudantis – SEPAE, realizou a ação de promoção da campanha “Outubro Rosa”. Campanha do Ministério da Saúde que tem como tema em 2024 “Mulher: seu corpo, sua vida”. A ação visa a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e de mama.

Na ação o Enfermeiro do Campus José Eduardo Cavalcante Dourado conversou com os servidores nos setores e com os alunos em sala de aula, trazendo dados sobre o tema com ênfase na importância do diagnóstico precoce e nas recomendações do Ministério da Saúde sobre os exames de preventivo (Papanicolau) e Mamografia. Os servidores e alunos foram incentivados a conversar sobre o tema com seus familiares a fim de alertar sobre a gravidade da doença.

Recomendações do Ministério da Saúde:

Para a prevenção do câncer de mama:

A recomendação para as mulheres de 50 a 69 anos é a realização de mamografia a cada dois anos.

Em mulheres com risco elevado, que que são as que apresentem história de câncer de mama em parente de 1º grau antes dos 50 anos, história de câncer de mama bilateral ou câncer de ovário em parente de 1º grau, em qualquer faixa etária e história familiar de câncer de mama masculino, devem realizar o exame anualmente a partir de 35 anos.

Prevenção do câncer de colo:

O método de rastreamento é o exame preventivo ou exame de Papanicolaou. Esse exame deve ser realizado na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual.

A incidência deste câncer aumenta nas mulheres entre 30 e 39 anos de idade e atinge seu pico na quinta ou sexta décadas de vida.

A rotina recomendada para o rastreamento no Brasil é a repetição do exame Papanicolaou a cada três anos, após dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano.