Notícias

ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE VISITAM USINA HIDRELÉTRICA DE MAUÁ.

Publicado em

Na quinta-feira (24) um grupo de 13 alunos do Curso Técnicoem Meio Ambientena modalidade de Educação à Distância do IFPR, acompanhados de servidores e docentes do Câmpus Telêmaco Borba tiveram a oportunidade de conhecer as obras de construção da Usina Hidrelétrica de Mauá, já em fase de conclusão.  A atividade, coordenada pelo tutor Alceri Moreira, teve como objetivo o estudo dos impactos ambientais na geração de energia, tema do atual módulo do curso.

Os impactos ambientais causados pelas hidrelétricas se iniciam durante a retirada da vegetação e estendem-se até a rede de distribuição de energia. Afetam a flora, a fauna, a qualidade da água além de causarem alteração da vazão dos rios e se refletirem em questões sociais como a retirada de famílias dos locais de inundação. Visando o menor dano possível ao Meio Ambiente faz-se necessária a elaboração de um trabalho minucioso de preservação ambiental com medidas mitigadoras muito bem formuladas.

A visita foi acompanhada pelo Técnico Norberto Hopaloski (COPEL) que a iniciou com uma apresentação sobre o empreendimento. A Usina terá potência instalada de 361 megawatts, energia suficiente para atender ao consumo de 1 milhão de pessoas. A construção da hidrelétrica, localizada entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira, é fruto de uma parceria entre a Companhia Paranaense de Energia (COPEL) e Eletrosul Centrais Elétricas que pertence ao grupo Eletrobras que integram o Consórcio Energético Cruzeiro do Sul.  Segundo Hopaloski, as medidas mitigadoras estão sendo plenamente desenvolvidas por uma equipe de especialistas que fazem parte do Projeto Básico Ambiental da Usina.