Bolsistas realizam estudo etnobotânico em comunidades camponesas de Ortigueira – Campus Telêmaco Borba

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Bolsistas realizam estudo etnobotânico em comunidades camponesas de Ortigueira

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No dia 26 de maio estudantes do curso técnico em Agroecologia realizaram, sob acompanhamento dos professores Ezequiel Antonio de Moura e Luciana Maestro Borges, atividade de campo do projeto Estudo Etnobotânico sobre a agrobiodiversidade na comunidade Vista Alegre e entorno em Ortigueira/PR. Este projeto faz parte do Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (PBIS) que contribui com a permanência e o êxito escolar dos estudantes do IFPR.

O objetivo do projeto é realizar um estudo sobre o conhecimento local acerca das ervas medicinais e variedades crioulas manejadas por comunidades camponesas no município de Ortigueira. A Etnobotânica é a área da ciência que possibilita estudar os usos e as formas de manejo das plantas pelos/as agricultores/as. Após a fase de diagnóstico estão previstas ações de valorização e resgate desta agrobiodiversidade local.

A bolsista Joélia Cordeiro de Godoi relatou que “através deste trabalho nós estamos tendo a oportunidade de adquirir conhecimentos e saberes tradicionais, dando mais visibilidade a esses agricultores que possuem um vasto conhecimento sobre várias práticas de cultivo que estão se perdendo”. A intenção do projeto é contribuir com a conservação da agrobiodiversidade nestas comunidades, neste sentido o estudo etnobotânico irá fornecer informações sobre as variedades de plantas mais vulneráveis e que necessitam de ações de resgate.

A bolsista Vera Lucia Lemes Gomes se comoveu com o relato de uma agricultora entrevistada por ela, que disse: “nunca imaginei que minhas plantas medicinais seriam valorizadas por alguém, estou feliz de receber os alunos e os professores do IFPR”. Realmente um dos pressupostos da Etnobotânica é o reconhecimento e respeito aos conhecimentos populares sobre as plantas. Além disso, as palavras dos próprios entrevistados demonstram a valorização dos conhecimentos locais através deste projeto e das atitudes dos bolsistas.

Vale ressaltar que os bolsistas do projeto são filhos de agricultores/as que moram nestas comunidades inseridas no estudo etnobotânico. Assim, além da bolsa PBIS contribuir com a permanência destes estudantes no IFPR, oportuniza estes técnicos em formação aplicar na sua própria realidade os conhecimentos adquiridos durante o curso de Agroecologia.

Ezequiel Antonio de Moura

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