Alunos dos cursos Técnico em Design de Móveis e Técnico em Programação de Jogos Digitais realizam visita a museus de Curitiba – Campus Telêmaco Borba

Na última terça-feira, dia 04 de dezembro de 2012, os alunos do curso Técnico em Design de Móveis e Técnico em Programação de Jogos Digitais realizaram uma visita a vários museus da cidade de Curitiba/PR. A viagem foi organizada pelos professores dos dois cursos, Prof. Uriah Izayra Marcilio, Prof. Ronan Assumpção Silva, Prof. Ligia Cristina Battezzati e Prof. Diego Windmöller.

O primeiro museu visitado foi o Museu Egípcio e Rosa Cruz, no bairro do Bacacheri em Curitiba. Este museu possui um grande acervo de réplicas de objetos da época do Egito Antigo, que vão desde bustos de faraós a objetos da vida cotidiana. Além disso, há dois objetos originais: uma ave empalhada, bem como uma múmia de aproximadamente 2700 anos – a única múmia egípcia do Brasil, apelidada de Tothmea (não há registros do nome original). Outra exposição visitada neste museu foi a de objetos, réplicas e originais, datados do Império Romano (27 a.C. a 476 d.C.).

Após esta visita, os alunos puderam visitar as exposições do Museu Oscar Niemeyer, incluindo as do escritor e poeta paranaense Paulo Leminski, do artista impressionista Edgar Degas, além de exposições da Pop Art latino-americana. Também foi visitada a exposição com os premiados do concurso “IDEA/Brasil – o melhor do design brasileiro”.

No centro da cidade, foi visitada a Catedral da Luz, em estilo neogótico e, em seguida, os alunos se dirigiram ao Largo da Ordem – bairro histórico de Curitiba, onde visitaram o Museu de Arte Sacra, situado na Igreja da Ordem. Por fim, os alunos dirigiram-se ao Museu Paranaense. Neste museu, os alunos puderam contemplar um vasto acervo de objetos e mobiliário datado de diferentes períodos históricos, incluindo alguns que pertenceram à corte imperial brasileira. Foi possível, além de observar as diferenças de estilos nos objetos, ter um conhecimento ampliado sobre a história, a cultura e a arte paranaense e brasileira.