Seis professores brasileiros na Tunísia – Campus Telêmaco Borba

Seis professores brasileiros na Tunísia

Vencedores do 3º Concurso Aprender e Ensinar participam do Fórum Social Mundial

Por Adriana Delorenzo

Os seis professores vencedores do 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, promovido pela Fundação Banco do Brasil e revista Fórum,  participaram do Fórum Social Mundial na Tunísia. O evento começou dia 26 de Março, com a marcha de abertura no centro da capital do país, Túnis.

Da esq. para direita: Claiton Mello, da Fundação Banco do Brasil, e os professores Jemima Soares, Tania Vital, Sueli Gonçalves, René Scholz, Fernando Nunnes e Rafael Ribeiro. (Foto: Radio Vaticano)

No dia 27 de Março, os professores Jemima Soares, Tania Vital, Sueli Gonçalves, René Scholz, Fernando Nunnes e Rafael Ribeiro apresentaram suas iniciativas aos participantes do FSM, no campus da Universidade El Manar.

Antes de chegar em Túnis, os seis professores foram entrevistados na Radio Vaticano, em Roma, na Itália, onde ficaram por dois dias. Eles também foram recebidos na embaixada brasileira na Itália e serão recebidos na da Tunísia.

Os resumos dos projetos desenvolvidos pelos vencedores do 3º Concurso Aprender e Ensinar foram traduzidos para inglês, espanhol e francês.

Com quase 4.698 professores inscritos de escolas públicas, espaços não formais de educação e institutos federais, o Concurso Aprender e Ensinar é o maior do País. “São quase 5 mil professores que tratam do tema tecnologia social com no mínimo uma turma, alguns com mais de uma, outros com as comunidades. Imagine quanto tem de transformador isso?”, destaca Jorge Streit, presidente da Fundação Banco do Brasil (FBB). Com diversos enfoques, como a reciclagem, a agroecologia e o uso de softwares livres, todas as iniciativas buscam o desenvolvimento sustentável.

Professores durante a Marcha de Abertura no FSM. (Foto: Adriana Delorenzo)

REGIÃO SUL

Jogos digitais com heróis reais

Com a iniciativa do professor Rafael João Ribeiro, os alunos do Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais do campus de Telêmaco Borba, do Instituto Federal do Paraná, desenvolveram um game com personagens da Trupe da Saúde. Segundo o professor, quando o curso teve início, a dúvida era sobre os tipos de jogos que poderiam ser desenvolvidos. “Quando se pensa em games, a primeira ideia que vem são jogos estrangeiros, norte-americanos, com super-heróis, muitas vezes ligados a ações militares, guerras. Nossa intenção era encontrar quem seriam os super-heróis e os temas dos nossos jogos”, explica. Daí surgiu a ideia de inserir as tecnologias sociais aos jogos digitais. E a escolhida foi a iniciativa da Trupe da Saúde. “Eles levam a terapia do riso para 1,5 mil crianças de cinco hospitais de Curitiba, por semana. Vimos neles os verdadeiros heróis do Brasil, não têm superpoderes, mas fazem o bem para o País”, afirma. O jogo, disponível para baixar no site da Trupe da Saúde, passou a ser utilizado pelo grupo com as crianças hospitalizadas, e milhares de pessoas já fizeram o download. “Nas apresentações do jogo, foi gratificante para os professores envolvidos o momento de explicar para o público o trabalho dos ‘doutores da alegria’ nos hospitais da capital, não somente para as crianças, mas também para os convidados e representantes políticos. O jogo permite tocar nesse relevante assunto raramente lembrado nos currículos escolares”, relata Ribeiro.

Fonte: Revista Fórum