Projeto Cinema, Música e História – Campus Telêmaco Borba

Projeto Cinema, Música e História

Teve início na quarta-feira dia 03/04 o projeto Cinema Música e História sob coordenação dos professores José Aparício da Silva (História) e Rafael A. Michelato (Educação Musical). O Projeto será realizado durante o ano de 2013 com encontros mensais, nos quais serão apresentados filmes com temáticas relacionadas a conhecimentos musicais e históricos.  Sempre antes das sessões, os professores realizam uma breve explanação sobre o filme, contextualizando o que será apresentado, comentando pontos importantes a serem observados durante a exibição.

Para inaugurar o projeto foi apresentado aos 28 alunos inscritos o filme “The Wall” da banda de Rock Pink Floyd, cuja sinopse trata de uma auto-biografia de seu criador Roger Watters, Órfão de pai (morto durante a Segunda Guerra Mundial), o jovem Pink (Bob Geldof) tem a infância marcada pela perseguição de seu professor e pela superproteção da mãe. Adulto, ele se torna um astro do rock e entra em depressão. Para salvar sua consciência e a própria vida, Pink terá de lidar diretamente com os fantasmas do passado.

Após a exibição do filme os alunos se encaminharam para o laboratório de informática onde responderam o questionário elaborado previamente pelos professores. O questionário continha perguntas que referiam-se às impressões sobre a paisagem sonora constituída durante o desenrolar do filme, a importância da música como condutora principal dos diálogos e também a sua função para o entendimento das personagens. Historicamente, discutiu-se o papel da mulher na vida do personagem central, sobre a segunda guerra mundial e a guerra fria durante proposta no desenrolar do filme, além de uma intensa abordagem sobre a valorização da memória para a construção da história de vida.

Os dados tabulados no decorrer do projeto servirão para a avaliação do mesmo, além de serem utilizados para a criação de uma série de artigos que discutirão a apropriação de conceitos históricos e musicais mediados pela produção cinematográfica.