Solenidade de certificação da 2ª turma do programa Mulheres Mil – Câmpus Telêmaco Borba. – Campus Telêmaco Borba

Nessa quinta (23), foi realizada a solenidade de certificação do curso FIC de Agricultor Familiar das alunas do Programa Mulheres Mil. O evento foi realizado às 19 horas no IFPR – Telêmaco Borba, e contou com a presença dos servidores do IFPR,  alunas, familiares e moradores da Vila Rural Brilho do Sol.

O programa do Governo Federal intitulado Mulheres Mil começou a ser desenvolvido pelo Câmpus Telêmaco Borba no ano de 2012. O principal objetivo é viabilizar o ingresso e a permanência de mulheres em situação de vulnerabilidade social, visando sua inclusão educativa e sua promoção social e econômica. São objetivos do programa: elevar a escolaridade, promover ações de igualdade de gênero, possibilitar capacitação profissional e proporcionar aumento de renda pela empregabilidade ou economia solidária.

Para a gestora Danieli de Cássia Barreto, os resultados do programa foram muito gratificantes, porque além das alunas aprimorarem seus conhecimentos de forma a propiciar uma melhoria na produção de alimentos de seus lotes e vivência em comunidade, as alunas relataram a retomada de seus sonhos e projetos pessoais.

“Antes eu me sentia mais triste e oprimida, tinha pouca paciência em casa, era muito estressada, fechada para o mundo, muitas vezes me sentia sozinha. Hoje me sinto muito melhor, mais feliz, tenho mais paciência, mais facilidade para resolver meus problemas sem me deixar abater. Aprendemos juntas, o valor de cada coisa, o significado da amizade e de tantas outras coisas com esses professores, pessoas especiais que nos passaram muito entendimento e tiveram a paciência de nos ensinar com carinho e amor no coração” – relata a aluna Rosalina Stelzer.

Nesta solenidade, contou-se com 33 alunas concluintes do FIC de Agricultor Familiar, que puderam aprimorar seus conhecimentos em Olericultura, Fruticultura e Produção Artesanal de alimentos, além de discussão de temas sobre relacionamento interpessoal, relações de gênero, direitos da mulher, qualidade de vida, economia solidária e organização comunitária.

Somando-se à primeira turma de 55 alunas concluintes do Assentamento Libertação Camponesa – Ortigueira, o Câmpus Telêmaco Borba conseguiu garantir a formação de 88 alunas da meta 2012, de um total de 97 alunas matriculadas, obtendo 91% de permanência das alunas no programa até sua conclusão.

Para execução do programa, o Câmpus contou com parcerias fundamentais como CRAS, Secretaria de Assistência Social, Emater e SENAR.

Etapa Êxito

Para garantir a etapa Êxito do Programa Mulheres Mil nesta comunidade, o Câmpus Telêmaco Borba está viabilizando uma parceria com a Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESOL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que tem por objetivo prestar assessoria para a formação de associações baseadas nos princípios da Economia Solidária.

A exemplo do que aconteceu com a comunidade Libertação Camponesa que está sendo assessorada pela INTES, incubadora de empreendimentos solidários da Universidade Estadual de Londrina, o acompanhamento das turmas do Programa Mulheres Mil para a implementação de associações têm garantido melhores resultados para a etapa êxito, fazendo com as alunas obtenham renda e promovam o desenvolvimento de sua comunidade como um todo.