Professores do IFPR são convidados para mesa redonda na UFPR – Campus Telêmaco Borba

Professores do IFPR são convidados para mesa redonda na UFPR

Os Professores Rafael Augusto Michelato, coordenador do curso de Confecção de Instrumentos musicais, e Marcos Aurélio Zoldan, foram convidados pelo Centro Acadêmico de Luteria Leandro Mombach (CALU) a participarem da primeira semana de Luteria realizada entre os dias 24 e 29 de junho na UFPR, em Curitiba. Além de participarem das palestras e oficinas, os professores foram convidados para uma mesa redonda onde puderam falar sobre o curso que será ofertado pelo IFPR no segundo semestre de 2013. Nesta mesa também participaram o Diretor de eventos do CALU, Mateus Portugal Jorge e o vice-coordenador do curso superior de tecnologia em Luteria da UFPR professor Thiago Corrêa Freitas, os professores puderam discutir os rumos da Luteria no Paraná e no Brasil, as possibilidades de parcerias na oferta de pós-graduações e certificação conjunta em nível técnico de profissionais com notório saber em confecção de instrumentos musicais. Também ficou acordado o início da cooperação entre as instituições, com o intercambio de professores e alunos.

O coordenador do curso de confecção de instrumentos musicais e do Projeto Luteria professor Rafael Augusto Michelato ressalta que “a parceria entre UFPR e IFPR será muito importante para a ampliação de possibilidades para os alunos do curso de confecção de instrumentos musicais do IFPR, pois os alunos poderão buscar a continuidade nos estudos e a formação em nível superior, também para os alunos da UFPR, pois terão espaço para estágios e uma nova possibilidade de atuação profissional na região dos campos gerais.”

O Projeto Luteria é fruto da parceria entre IFPR, a ONG Unicultura, e a empresa Klabin S/A, o projeto abarca o curso de Confecção de Instrumentos musicais, a criação de uma Cooperativa com os alunos egressos do curso, a formação continuada de professores para utilização dos instrumentos em sala de aula e a formação de uma orquestra infanto-juvenil. O Projeto foi premiado pelo Ministério da Cultura pelo plano Brasil Criativo (economia Criativa) e também foi aprovado em uma seleção nacional para a participação do Encontro Nacional de Educação Empreendedora em Brasília.