Projeto de Pesquisa do câmpus Telêmaco Borba visa contribuir com candidatos ao Processo Seletivo do IFPR
Publicado em
O professor Berssa – João Henrique Berssanette e as alunas Rebeca Torrecilhas, Jhéssica Gonçalves Menegatti e Milena Botelho do curso técnico em Informática para Internet, Integrado ao Ensino Médio, do câmpus Telêmaco Borba, trabalham num projeto de pesquisa que visa analisar as contribuições das Tecnologias Educacionais aos candidatos ao Processo Seletivo do IFPR.
O projeto atualmente disponibiliza simulados aos candidatos ao Processo Seletivo do IFPR fornecendo um diagnóstico de seus conhecimentos com base nas provas anteriores (2011 e 2012) utilizando as disciplinas que geralmente são estudadas no ensino fundamental (com exceção da segunda língua, que não é avaliada no processo seletivo).
Os simulados serão uma ferramenta na qual o candidato poderá analisar seus conhecimentos, se auto avaliar podendo estudar e rever conteúdos, preparando-se melhor para a realização do processo seletivo.
O candidato ao processo seletivo do IFPR pode acessar os simulados pela Rede Social Facebook através do aplicativo FacEduc – Facebook Educacional. Segundo o professor Berssa o grande diferencial do projeto é a integração das Tecnologias Educacionais com a rede social Facebook, pois as redes sociais estabeleceram uma nova tendência de compartilhamento de informações e conhecimento, aliado a um ambiente informal e atrativo.
Rebeca, aluna participante do projeto, comenta que os simulados podem de alguma forma ajudar os candidatos a realizarem a prova do processo seletivo possibilitando mais resultados positivos ou um melhor desempenho.
Segundo a aluna Jhéssica, trabalhar neste projeto tem sido uma experiência gratificante, a aluna acredita que com a realização do simulado, o aluno com defasagem em seu aprendizado poderá ter um diagnóstico sobre seus conhecimentos anterior a prova, possibilitando adquirir conhecimentos sobre os temas abordados nas provas, pois em cada questão do simulado é apresentado uma breve explicação sobre a alternativa correta.
Para Milena aluna participante do projeto de pesquisa trabalhar em contato com novas Tecnologias Educacionais é fantástico, e proporciona conhecimentos específicos na futura área de atuação, além disso descobrir as respostas das perguntas do simulado permitiu a aquisição de diversos conhecimentos, a aluna acredita que a participação dos candidatos nos simulados fará diferença no seu desempenho no processo seletivo do IFPR, pois o candidato terá mais confiança na realização do mesmo.
Para acessar os simulados o candidato deve procurar pelo aplicativo FacEduc no Facebook ou acessar www.facebook.com/FacEduc, atualmente os simulados contemplam apenas as provas para o Processo Seletivo dos cursos Técnicos de nível Médio.