Projeto de extensão do IFPR, Câmpus Telêmaco Borba, beneficia alunos da APAE – Campus Telêmaco Borba

Projeto de extensão do IFPR, Câmpus Telêmaco Borba, beneficia alunos da APAE

O projeto de extensão “Adequação de mobiliário escolar para alunos com deficiência”, coordenado pela professora Ligia Cristina Battezzati, foi concluído. A iniciativa proporcionou uma importante experiência aos estudantes do curso técnico em Design de Móveis, que encaminharam boa parte do trabalho. Os educandos puderam concretizar o desenvolvimento de projetos de mobiliário com um público alvo real, as professoras e os alunos especiais da escola APAE de Telêmaco Borba.

A comunidade da APAE foi beneficiada com duas novas mesas escolares, uma infantil e uma adaptada para cadeirantes. As mesas foram produzidas com a utilização de equipamentos da marcenaria da APAE. Nesta etapa, além do trabalho desenvolvido pelos alunos do curso técnico em Design de Móveis, destacam-se as colaborações da aluna egressa Maria Soloi Assis, que fez a doação da base regulável da mesa do cadeirante, do professor Marcos Aurelio Zoldan, do marceneiro da APAE, Sr. José, e dos alunos bolsistas de outros cursos do IFPR Telêmaco Borba. Foram idealizadas, também, algumas alternativas para auxiliar na organização dos objetos utilizados nas salas de aula, com a coleta de materiais como caixas de feira, caixas de leite e latinhas. As características dos móveis projetados e as cores utilizadas nos acabamentos evidenciam a intenção de transformar as salas de aula dos alunos especiais em ambientes lúdicos, agradáveis, que estimulem a autonomia e a criatividade. A realização do projeto destaca a prática do design de móveis como um caminho para a inclusão social e exercício pleno da cidadania, além de reforçar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Figura 1: Produção do mock-up da mesa infantil, durante aula no IFPR

Figura 2: Produção da maquete da mesa para cadeirante, durante aula no IFPR

Figura 3: Avaliação do mock-up da mesa projetada para cadeirante, com aluna da APAE

Figura 4: Produção das mesas na marcenaria da APAE