À Comunidade Acadêmica do IFPR – Campus Telêmaco Borba – Campus Telêmaco Borba

À Comunidade Acadêmica do IFPR – Campus Telêmaco Borba

Recentemente nossa instituição foi citada em algumas publicações nas redes sociais (Facebook e Instagram) na qual havia uma denúncia de supostos(as) estudantes do campus, os(as) quais acusavam a instituição de coagi-los a votarem em determinado candidato, sob pena de expulsá-los da Instituição.
A publicação não citava nome dos(as) estudantes envolvidos(as) ou qualquer outra informação para que pudéssemos apurar a denúncia, apenas acusava a instituição de uma prática considerada crime pela lei eleitoral e que não condiz com a missão dos Institutos Federais de Educação.
Observamos que somos uma instituição de ensino democrática, que respeita a pluraridade de ideias e posicionamentos, desde que estes estejam alinhados à defesa do estado democrático de direito e respeitem nossos valores institucionais. Diante do exposto podemos afirmar com toda certeza que quando ocorrem debates em nossos espaços, estes priorizam o diálogo e o respeito entre seus interlocutores, na tentativa de compreender cada posição e nunca com intuito de agredir ou segregar qualquer pessoa pela sua posição. NÃO REALIZAMOS E NUNCA IREMOS REALIZAR qualquer tipo de coação com nossos(as) estudantes.
Qualquer episódio ou ação em nossos espaços acadêmicos, seja por servidores(as) ou estudantes, que não esteja alinhada com os princípios aqui expostos deve ser denunciada à gestão do campus para que sejam tomadas as devidas providências.
A internet e as plataformas sociais possibilitam um espaço propício para a livre circulação de ideias, opiniões e posicionamentos, entretanto este espaço tem leis e regras. Repudiamos a disseminação de informações falsas e denúncias levantadas de forma levianas (sem apuração de fatos e provas) contra qualquer cidadão ou entidade, seja ela pública ou privada.

Estamos à disposição de nossa comunidade acadêmica para qualquer esclarecimento e informamos que tomaremos as medidas cabíveis para proteger nossa instituição.

Direção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – Campus Telêmaco Borba.