Alunos de Floresta do IFPR Telêmaco Borba realizam Lançamento do ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS – Campus Telêmaco Borba

O Instituto Federal do Paraná – IFPR, Campus de Telêmaco Borba através dos alunos do curso de Técnico em Florestas e diversas parcerias, lançaram oficialmente na região de Telêmaco Borba as atividades da Campanha do Ano Internacional das Florestas em 2011 no dia 06/06, data que abriu também as comemorações da Semana Nacional do Meio Ambiente. O aluno Marcio Ribeiro representando a turmas de florestas evidenciou o tema da campanha Florestas para o POVO, numa clara alusão ao direito dos Povos indígenas, comunidades tradicionais e de agricultores familiares como protagonistas da conservação das florestas. Na sequência as autoridades reforçaram o tom da pauta que deve ser assumida nessa região pelas diferentes instituições. Estiveram presentes os Srs. Aureolino Alves (Chocolate) da Via Campesina, o Prefeito Municipal, Sr. Eros Danilo, e o Diretor do Campus, Sr. Renato Nascimento, entre outras autoridades. Paralelamente ao evento os alunos apresentaram espetáculo de bonecos, vídeos e brincadeiras relacionadas ao tema para crianças da Escola Municipal Euclides Marcolla do Bairro Bandeirantes. Finalizando a manha, os alunos de floresta acompanharam o replantio de mudas nativas em área de recuperação ambiental no Campus. A campanha terá continuidade com a recuperação de outras áreas degradadas na região durante o ano de 2011. O evento teve apoio direto dos professores, Joao Luis Dremiski, Jeferson Souza, Luciana Maestro Borges, Rodrigo Diego Quoos e Roberto Martins Souza. Dentre as atividades que serão realizadas neste ano em nossa região pelos alunos de Florestas apoiados pelo curso de Agroecologia, e parceiros mencionamos: recuperação de áreas degradadas; proteção de fontes de água; paisagismo; implantação de agroflorestas, debates sobre as florestas e o bem comum e, palestras em escolas municipais. Se você se interessa e quiser fazer parte desse movimento por direitos socioambientais acesse o nosso blog: florestaspovo.blogspot.com e confira a programação.
Prof. Roberto Martins de Souza