Alunos de Floresta visitam Comunidade Tradicional de Ilhéus do Rio Paraná – Campus Telêmaco Borba

Alunos de Floresta visitam Comunidade Tradicional de Ilhéus do Rio Paraná

Nos dias 09 e 10/12 o Grupo de Pesquisa em Sociobiodiversidade do curso de Técnico em Florestas do IFPR realizou visita técnica aos Ilhéus do Rio Paraná, no município de Querência do Norte. Essa comunidade alcançava no início da década de 1980 cerca de 10.000 famílias que ocupavam as ilhas e barrancas do Rio Paraná. A construção da ITAIPÚ e, a posterior implantação de áreas de proteção ambiental na região, foram os principais motivos de da expropriação territorial desse grupo social, que ainda hoje carece de indenizações governamentais, e permanece vítima da repressão dos órgãos ambientais, bem como de sua inoperância na efetivação dos direitos coletivos dos Ilhéus. A viagem faz parte do projeto de pesquisa e extensão intitulado “Cadeias da Sociobiodiversidade” e foi importante momento para conhecer a realidade socioambiental e as demandas produtivas desse grupo, especialmente, no que se refere ao extrativismo do Ginseng (Pfaffia glomerata), erva nativa das ilhas do rio Paraná. Os alunos puderam conhecer a ecologia da espécie e as etapas de extração, processamento e produção dessa importante planta que tem contribuído com a conservação dos recursos naturais das ilhas, e sobretudo, tem potencial para ser uma forte fonte de renda para os ilhéus, motivo pelo qual, esse produto é objeto da pesquisa dos estudantes que desenvolverão a partir de janeiro de 2011, o mapa da cadeia de valor do Ginseng, seus limites e estratégias de ação. Na ocasião fomos gentilmente recebidos pelos integrantes do Movimento dos Ilhéus do Rio Paraná – MOIRPA, nas pessoas dos Srs. Misael, Guilherme, Beto, Nene, Heberly, D. Fátima, Tonho e Osmar.

Prof. Roberto Martins de Souza