Alunos de Floresta visitam Comunidades Tradicionais em Santa Catarina e Paraná – Campus Telêmaco Borba

Alunos de Floresta visitam Comunidades Tradicionais em Santa Catarina e Paraná

No último final de semana (06 e 07/11) os alunos da Turma de Florestas do IFPR tiveram a oportunidade de conhecer duas comunidades tradicionais fortemente ameaçadas pelo agronegócio: Cipozeiros e Faxinalenses. Essas comunidades estão na raiz do processo de ocupação da Planície Litorânea e das Matas com Araucária no Sul do Brasil. No entanto, sua existência social se encontra em risco em razão dos monocultivos agrícolas e florestais, da especulação imobiliária e grilagem de terras. Esses grupos tem como principal característica sua invisibilidade social, a razão pela qual sofrem com a inadequação e ausência de políticas publicas. A viagem foi possibilitou, em especial, o conhecimento sobre os diferentes usos das florestas por estes grupos sociais, atividade que desenvolvem em consonância com a conservação dos recursos naturais. Por este motivo foi possível conhecer duas importantes formações florestais presentes no Domínio Mata Atlântica: A Floresta Atlântica e a Floresta com Araucárias. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar esses ambientes conduzidos pelos representantes das comunidades, que lhes facultaram conhecer as principais espécies florestais, seus usos e formas de manejo. Ainda foi possível apreender nome de árvores e aspectos dendrológicos das espécies, na medida em que grupos de alunos coletaram partes de plantas para posterior identificação e coleção. A viagem coordenada pelo Prof. Roberto, contou com a presença dos Profs. Ivã Vinagre Lima e Marcelo Ambrosio, que participam do Projeto de pesquisa e extensão intitulado: Promoção das Cadeias da Sociobiodiversidade.

Prof. Roberto Martins de Souza