Alunos de Florestas e Mecânica constroem aquecedor solar de baixo custo – Campus Telêmaco Borba

Alunos de Florestas e Mecânica constroem aquecedor solar de baixo custo

Os alunos do 2º ano dos Cursos Técnicos (Ensino Médio Integrado) em Mecânica e Florestas terminaram em julho o projeto de análise termodinâmica através da construção de um aquecedor solar de baixo custo, orientados pelo Prof. M. Sc. Luiz Diego Marestoni.

Foram construídos cinco aquecedores utilizando-se placas de PVC e caixa de isopor. O resultado foi satisfatório, como relata o aluno Luiz Gustavo Bueno: “Pudemos aprender muito mais com a prática, as transferências de calor e capacidade térmica puderam ser sentidas na pele”. O aquecedor alcançou em 2 horas a temperatura aproximadamente 50ºC, em um dia com temperatura externa de 22ºC.

As atividades realizadas no semestre fazem parte do projeto de conscientização aprovado pelo professor no início do semestre: “IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR TÉRMICA PARA A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA DE TELÊMACO BORBA – PR”. Outras atividades deverão ocorrer até o final do ano e a população local será convidada a participar de discussões sobre o tema.