Alunos de Florestas participam de aula prática de dissecção animal – Campus Telêmaco Borba

Alunos de Florestas participam de aula prática de dissecção animal

Os alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Florestas receberam no Instituto Federal do Paraná, câmpus Telêmaco Borba, em 24 de abril, a Médica Veterinária Deborah de Geus para uma aula prática de dissecção animal. Dois leitões foram estudados quanto à anatomia externa e interna.

Como citou a aluna Leandra Hopaloski, os estudantes “puderam observar os órgãos e entender o funcionamento e a integração do corpo, e como ele é complexo. […] A experiência de mexer, observar a textura, a consistência dos órgãos foi algo extraordinário”.

Segundo as alunas Thaglis, Dariane, Ana Endo e Andressa, “todos gostamos e saímos do laboratório fascinados sobre como os seres são espetacularmente maravilhosos”.

Optou-se como estratégia didática oportunizar a prática antes da abordagem teórica. Para César Castanho, “ficará mais fácil nos momentos em que a professora falar dos órgãos, pois vamos ter em mente como são organizados, tendo assim uma base da sua disposição em nosso corpo”. As alunas Ana Carolyne Carneiro e Jheniffer Santini concluíram que “a aula foi de extrema importância para nosso aprendizado, afinal, visualizando cada parte de um corpo é muito mais fácil compreender os termos, interligar as funções isoladas dos órgãos e relacioná-las com cada sistema”.

Vale citar que os leitõezinhos não foram abatidos para a aula prática, mas aproveitados exemplares mortos de uma granja da região. Em debates éticos os alunos desenvolveram a crítica contra a vivissecção animal (ou seja, a prática de fazer experimentos em animais vivos). A aula prática não precisou, portanto, sacrificar animais.

Confira mais fotos: https://www.flickr.com/photos/118287043@N02/