Alunos de Informática promovem Seminário sobre Jogos Digitais Violentos – Campus Telêmaco Borba

Alunos de Informática promovem Seminário sobre Jogos Digitais Violentos

No último dia 19 de maio, os alunos do primeiro ano do curso Técnico em Informática realizaram o “Seminário sobre Jogos Digitais Violentos”. A iniciativa compõe uma das atividades da formação e avaliação dos alunos da disciplina de Sociologia da Informação apoiada nas demandas do Eixo de Informação do IFPR.Face a polêmica que esse fenômeno social impõe, a turma vem se preparando desde o mês de março na produção de pesquisas de campo, leitura de textos dirigidos e revisão bibliográfica sobre o assunto, até a preparação deste debate. Para tanto, o debate dividiu os alunos em 3 grupos, situados em diferentes posições, que buscavam argumentos sobre os efeitos dos jogos digitais violentos na mudança de comportamentos sociais de crianças e adolescentes. O Seminário foi marcado por confrontos de idéias que variaram entre argumentos que isentavam os jogos digitais violentos, aos que indicavam sua responsabilidade, junto a outras mídias eletrônicas, da reprodução da cultura da violência em nossa sociedade, sobretudo, pela falta da informação e discussão disponibilizada à sociedade. Chegados ao fim do debate, pode-se avaliar como um dos seus resultados mais significativos, o acréscimo de criticidade sobre o tema, evitando visões reducionistas e superficiais. Como estratégia de compartilhar com a sociedade e garantir a disseminação desse debate, pretende-se até o final do semestre, organizar ações em escolas que tratem do assunto.

Prof. Roberto Martins de Souza