Alunos do curso Técnico em Floresta realizam visita técnica ao município de Pinhão/PR – Campus Telêmaco Borba

A turma do 2º ano do curso de Técnico em Florestas do IFPR, campus Telêmaco Borba realizou uma visita técnica ao município de Pinhão no último dia 20 de junho de 2011. O objetivo da visita foi o de conhecer o processo de colheita e beneficiamento do Pinhão e da Erva-Mate pelas comunidades tradicionais do município de Pinhão/PR. Os alunos visitaram o Faxinal dos Ribeiros e puderam descobrir toda a história envolvendo a comunidade dos faxinalenses, seu modo de vida, suas lutas e campanhas.
A atividade foi coordenada pelo professor Rodrigo Diego Quoos e pode acompanhar o processo de subida nas Araucárias (Araucaria angustifolia), coleta das pinhas e seleção das sementes, conhecidas como “Pinhão”. Logo após a turma acompanhou o processo de coleta da erva-mate (Ilex paraguarienis) e o conhecimento tradicional envolvendo o corte e o transporte até seu beneficiamento em uma ervateira da cidade (Ervateira Galponeira). O grupo agradece a acolhida da família de Dona Júlia, Seu Hamilton, Ervateira Galponeira e todos que contribuíram com a visita Técnica.

Por: Prof. Rodrigo Diego Quoos