Alunos do Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais apresentam seus protótipos – Campus Telêmaco Borba

O curso Técnico em Programação de Jogos Digitais do IFPR-Campus Telêmaco Borba tem por objetivo a formação de profissionais técnicos que possam trabalhar no desenvolvimento de produtos digitais interativos em diferentes plataformas, como computadores e celulares.

O curso técnico em Programação de Jogos Digitais conta com disciplinas que estimulam o consciente criativo e inovador dos alunos.

A turma atual do curso irá se formar no final do ano de 2011, porém os alunos já estão desenvolvendo protótipos de jogos, os quais mais tarde serão publicados junto com seus Trabalhos de Conclusão de Curso. As disciplinas do curso atendem os diversos gêneros de jogos 2D e 3D, seja para PC, internet ou celular. Assim, o formando poderá trabalhar em empresas produtoras de jogos digitais, websites, mídias interativas, publicidade ou abrir sua própria empresa.

Neste semestre os alunos estão explorando as técnicas de criação de personagens e lógica para jogos. Nos últimos dois meses os estudantes começaram a elaborar seus primeiros protótipos.

Como exemplo o simulador feito por Adonias Batista Carneiro.Em seu simulador o jogador controla um ônibus espacial, que deve ser conduzido até a Lua. O controle do veículo é dificultado pela ação da gravidade sendo necessárias várias tentativas para alcançar o objetivo.
Outro protótipo é do aluno Ronaldo Obaski da Cruz, que elaborou um jogo de corrida. Em seu jogo o carro desliza nas curvas exigindo bastante jogabilidade, além do som do motor que varia conforme a velocidade do carro. A pista é oval e possui uma rampa para dar mais emoção ao jogo. O cenário criado por Ronaldo permitiu utilizar características de advergames, que são jogos com espaço publicitário.
O estudante Alessandro Ribeiro da Silva buscou um gênero diferente ao propor um jogo de hipismo, no qual o jogador controla um cavalo que deve saltar obstáculos.
Outro protótipo de jogo bastante criativo é de Marcos Ribeiro da Silva, onde o desafio é controlar um sonâmbulo e percorrer vários obstáculos sem tocá-los.
Na modalidade jogo de ação o aluno Renan Rubio Aleixo Rodrigues criou um protótipo de jogo de corrida futurista em que naves disputam lado a lado em uma pista em torno de um vulcão em erupção.

Também no gênero de corrida Danny Felipe de Mello fez um protótipo, porém de rally, em que dois jogadores disputam uma corrida numa pista de terra.

A linha pedagógica de ensino do curso é focada em projetos. Desta maneira, os alunos são livres para desenvolver suas criatividades e ousadias. Assim, os resultados são bastante variados, como pode ser visto pelos diferentes tipos de protótipos. O resultado do processo de ensino-aprendizado tem sido gratificante, principalmente por notar tantos protótipos diferentes um dos outros. Isso mostra que os professores estão valorizando as ideias dos alunos.

Atualmente o curso é coordenado pelo professor Rafael João Ribeiro, e compõe o corpo docente os professores: Rafael Poltronieri; Gregory Vinícius Conor Figueiredo; Antonio Eduardo Kloc; Marcelo Ambrósio e Ivã Vinagre de Lima.