Alunos do IFPR participam da OBMEP 2016 – Campus Telêmaco Borba

Alunos do IFPR participam da OBMEP 2016

No dia 07 de junho de 2016, os professores de Matemática Adil Ferreira Magalhães, Alessandra Assad Angieski e Diviane Maria Dias Rodrigues coordenaram no IFPR – Campus de Telêmaco Borba a aplicação das provas da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na qual foram inscritos 390 alunos, do ensino médio. Para a segunda fase, que ocorrerá 10 de setembro de 2016, serão classificados 31 alunos.

Em 2015 dois alunos do campus foram premiados com a menção honrosa, sendo eles: Emanuel Oliveira do Nascimento e Gabriel Guimarães.  A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivos estimular o estudo da matemática, revelar talentos na área, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Além da realização de suas provas anuais, a OBMEP conta com o desenvolvimento de programas que ocorrem ao longo do ano. Estes programas objetivam estimular estudantes, professores e escolas, buscando maior qualidade na educação na área de Matemática. Alguns desses programas são: Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), Portal da Matemática, Portal Clubes de Matemática, POTI – Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo, PICME – Programa de Iniciação Científica e Mestrado. Maiores informações estão disponíveis na página: https://www.obmep.org.br/apresentacao.html

A OBMEP 2016 premiará alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação. Serão concedidos aos alunos: 500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata, 4.500 medalhas de bronze, totalizando 6.500 (seis mil e quinhentas) medalhas; e até 46.200 (quarenta e seis mil e duzentos) certificados de Menção Honrosa.