Alunos do IFPR se destacam em participação no Fórum sobre violência – Campus Telêmaco Borba

Alunos do IFPR se destacam em participação no Fórum sobre violência

Nesse dia 6 de Junho de 2013, a Prefeitura de Telêmaco Borba organizou um debate  sobre a preocupante e ascendente  escalada da violência na cidade. O  evento intitulado de ‘’Enfrentamento á violência: uma discussão necessária”, sediado na Casa da Cultura reuniu varias autoridades locais, como Conseg-Conselho de Segurança de Município, o Comando da Polícia Militar, Secretaria de Saúde, educadores, entre outras lideranças jurídicas e comunitárias da cidade.

Os alunos do IFPR marcaram presença no evento, motivados principalmente pelas pesquisas de PBIS-Projeto de Bolsas e Inclusão Social, coordenadas pelos professores Joel Cavalcante (Sociologia/Filosofia) e Gustavo Bahr (Geografia), que investigam as várias faces e dinâmicas da violência na cidade, além da elaboração de um mapa da criminalidade no município. Estiveram presentes também na ocasião, o professor Aparício Silva (História) e a diretora do campus professora Karina Bonilaire- ambos colaboradores das pesquisas e discussões sobre o fenômeno.

Todavia, o maior destaque do evento foi a participação da nossa aluna Karolayne Kressan, discente do primeiro ano de Mecânica Integrado. Karolayne fez um discurso com muita articulação e emoção, evocando um apelo ás autoridades presentes sobre á situação alarmante de insegurança nas ruas da cidade, sendo os jovens as principais vítimas dessa problemática. Reivindicou ainda, uma atenção á participação e inclusão dos jovens do município como atores vitais para construção de um município, de um estado e de um país melhor. O desabafo e o carisma da aluna do IFPR sensibilizou e emocionou a todas autoridades presentes, tirando lágrimas da platéia, ganhando admiração e notoriedade no noticiário local.

O Instituto Federal do Paraná se orgulha da participação de nossa educanda, reafirmando nossa missão de elevar nossos jovens á condição de cidadãos críticos, emancipados, e participantes nas transformações de uma sociedade mais justa e pacífica.