Alunos do IFPR visitam Faxinalenses de Turvo-PR – Campus Telêmaco Borba

Alunos do IFPR visitam Faxinalenses de Turvo-PR

Alunos do Curso Técnico em Florestas realizaram na ultima terça-feira dia 08/11, uma Visita Técnica na Comunidade Faxinalense Saudade Santa Anita em Turvo, no Paraná. O município concentra importantes remanescentes da Floresta com Araucária. Além disso, Turvo também abriga uma cultura singular referente à colonização do Sul do Brasil. É nessa região que estão os chamados faxinais, uma forma de organização social em que o uso da terra e dos recursos naturais é realizado de modo em comum em parcelas do seu território tradicional. Dentre esses recursos estão as ervas medicinais e aromáticas.

Um dos objetivos principais da viagem foi de conhecer na prática as teorias e temas abordados em sala de aula na disciplina de Etnobotânica de Plantas Medicinais. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história dessas comunidades, sua cultura, sistemas de produção e ações que elas estão tomando para recuperar e proteger a Floresta com Araucária do extermínio. Conheceram a cadeia produtiva das ervas medicinais e da extração da erva-mate: do cultivo, processamento, armazenamento e comercialização – onde grande parte desse processo é realizado pela COOPAFLORA (Cooperativa de Produtos Agroecológicos, Florestais e Artesanais de Turvo).

Em sua avaliaçao, os alunos puderam vivenciar importantes desafios sociais e ecológicos para o exercício de sua profissão, e ainda observaram que a atividade envolvendo o cultivo de ervas medicinais e aromáticas surge como resgate e valorização do conhecimento tradicional dos faxinalenses, principalmente das mulheres, ao mesmo tempo em que investe na melhoria das práticas tradicionais de uso da terra.

“FLORESTAS PARA O POVO: UM DIREITO DE TODOS!”

Profa Luciana Maestro Borges