Alunos garantem presença na próxima fase da Olimpíada Brasileira de Informática – Campus Telêmaco Borba

Alunos garantem presença na próxima fase da Olimpíada Brasileira de Informática

No mês de maio, ocorreu nos Câmpus Paranavaí e Telêmaco Borba a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).Em Paranavaí, os participantes escolheram entre as linguagens Pascal, C, C++, Java ePython para implementar suas soluções. As provas possuíam de quatro a sete tarefas, que exigiam conhecimento básico de programação e estruturas de dados simples. Cada tarefa foi corrigida utilizando 10 conjuntos de testes, com o valor de 10 pontos cada. Na modalidade Programação Nível 2, após a soma total dos pontos, o aluno Mateus Fuga Osmarin, do 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, foi selecionado para a fase 2 da competição, que ocorrerá no dia 16 de agosto. Osmarin finalizou a fase 1 com 210 pontos. Caso seja classificado na fase 2, o aluno será convidado a participar de um curso de Programação Avançada no Instituto de Computação da Unicamp. O aluno Mateus, destaque na OBI, é monitor da disciplina de Algoritmos e Linguagem de Programação, além de ser participante do projeto de Robótica. Em Telêmaco Borba, dois alunos se destacaram e garantiram presença na fase 2. Leandro Matheus de Oliveira Sarna, do 1º ano do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, e Pedro Henrique Salgado, do 2º ano do mesmo curso, foram destaques na modalidade Programação Nível 1. “Sinto-me feliz por conseguir passar, pois é o que eu quero. Não estou fazendo o curso por fazer, quero me especializar. Desde pequeno sempre gostei desta área e agradeço esta oportunidade que tive de fazer um curso no IFPR na área que eu gosto”, comentou Leandro. Para Pedro Salgado, “passar para a segunda fase será bom para o currículo futuramente”. No Câmpus Telêmaco Borba, a fase 2 acontecerá no dia 30 de agosto.