Calçados vazios e cemitérios cheios: Uma exposição sobre o feminicídio – Campus Telêmaco Borba

Projeto Mais que Meninas

Calçados vazios e cemitérios cheios: Uma exposição sobre o feminicídio

No dia 24 de outubro de 2019, o projeto Mais que Meninas fez uma exposição no IFPR Campus Telêmaco Borba sobre o feminicídio no Paraná. A ação também fez alusão ao dia Internacional da Menina, ocorrido no dia 11 deste mês, esse dia foi declarado pela Organização das Nações Unidas e celebrado desde 2012. A representação desses números se deu através de calçados expostos que indicavam a quantidade de mulheres vítimas de feminicídio no estado.

A estudante Ana Lavino fez uma fala lembrando que “as estatísticas não devem ser ignoradas e a violência contra as meninas e mulheres não deve ser naturalizada, a liberdade, inclusive de expressão, deve ser garantida e novas ações realizadas”. Para a coordenadora do projeto, professora Roseilda Maria da Silva, “a educação é uma forte aliada na prevenção desse tipo de violência e no protagonismo feminino, no entanto, é necessário criar meios e condições que permitam o diálogo na comunidade escolar e favoreçam o processo de desconstrução de pensamentos machistas e patriarcais”.

A exposição dos calçados femininos foi uma forma simbólica de chamar a atenção para os casos em que as mulheres são assassinadas simplesmente porque são mulheres. O projeto tem alertado, através de suas ações, sobre realidades a que meninas adolescentes e jovens estão submetidas. É importante lembrar que a violência, seja qual for, compromete o desenvolvimento pessoal, social e profissional das meninas, e uma exposição deste tipo convida para reflexão sobre uma realidade que atinge não apenas as vítimas, mas familiares e a todas (os) que lutam por uma sociedade justa, democrática e igualitária.