Campus Telêmaco Borba inicia o “Bosque da ficção” – Campus Telêmaco Borba

Campus Telêmaco Borba inicia o “Bosque da ficção”

Em comemoração ao Dia mundial da Língua Portuguesa, o campus Telêmaco Borba realizou o plantio das primeiras árvores que darão origem ao Bosque da ficção, que se localiza próximo à Vila Cultural do campus. As mudas foram doadas pelo Programa Matas Sociais, iniciativa Klabin de agricultura familiar, e são produzidas pela APREMAVI, parceira nesse programa. O representante da APREMAVI, Willian Ribas, analisou o local, sugeriu algumas espécies e colaborou até mesmo no plantio.  Agradecemos a eles e Marcos Alexandre Danieli, consultor na área de Relações com a Comunidade, pelo apoio fundamental desde o planejamento da ação.

A ideia do bosque surgiu em uma das discussões do projeto de extensão “Leituras machadianas”, que aconteceu de forma on-line durante o regime remoto, por parte do estudante Leonardo Vianei de Freitas Diniz, do curso de Automação Industrial. O nome, pensado num segundo momento, é inspirado na obra Sete passeios pelos bosques da ficção, do escritor italiano Umberto Eco. Para concretizar o aspecto ficcional do bosque, as docentes Bruna Teixeira, Carla Gaia dos Santos, Katrym Bordinhão dos Santos, Kelly Frigo Nakayama e Márcia de São Thiago Rosa selecionaram alguns nomes de autoras e autores para serem homenageados, nomeando as futuras árvores que formarão o bosque.

O jardineiro José Marcos de Souza deu todo o suporte para execução do plantio, que foi realizado pelos estudantes que fizeram partes dos projetos de língua portuguesa durante o último ano letivo, orientados pela professora Katrym:

Anelise Toltmitt de Oliveira

Éric Reinaldo Carneiro Dias

Felipe Gonçalves Soares

João Mateus Antunes da Silva

Leonardo Vianei de Freitas Diniz

Luis Eduardo Pedroso

Luis Henrique Silva Branco

Maria Isabela Andrade Bueno

Mariana Oliveira dos Santos

Pedro Arthur  Heitkoeter de Melo

Ruan Pablo da Trindade

Stephani Karine Gomes da Silveira

Yasmin de Oliveira Brollo

Além deles, o diretor geral do campus, professor Rafael Poltronieri, o diretor de Planejamento e Administração, Rubens Felipe Ribeiro, a pedagoga Larissa Ribeiro, a assistente social Fernanda Santos, a funcionária da manutenção Fernanda Buchinski, e a professora de língua espanhola Kelly Frigo Nakayama também colaboraram com o plantio, representando a equipe de servidoras e servidores do campus. O professor Leonardo Nickson  fez o registro fotográfico, com o apoio da equipe de seu projeto. Foi um momento de muita interação, marcando o início das atividades da Sala de literatura de Hellê Vellozo Fernandes.