Campus Telêmaco Borba realizará atividades alusivas ao Setembro Amarelo – Campus Telêmaco Borba

Campus Telêmaco Borba realizará atividades alusivas ao Setembro Amarelo

O suicídio é considerado um ato consciente e intencional, tomado pelo indivíduo para acabar com a própria vida e encerrar um quadro de sofrimento.

Dados de 2012, revelam que a taxa de suicídio no Brasil é de 5.01 óbitos para a cada 100 mil habitantes, e no município de Telêmaco Borba essa mesma taxa é de 8.08 óbitos, estando acima da média nacional.

Falar sobre o suicídio ainda é considerado como um tabu e é consenso entre os órgãos de saúde que propiciar informações sobre a rede de apoio e atendimento à saúde mental é o caminho para reduzir esses índices.

O mês de setembro foi o mês escolhido, internacionalmente, para ser o mês de prevenção ao suicídio. O Campus Telêmaco Borba, diante da constante demanda apresentada pelos seus estudantes para tratar dessa importante temática, optou por desenvolver o evento intitulado “Setembro amarelo: prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental no espaço escolar” para abordar a temática suicídio e saúde mental em seu aspecto mais amplo.

Serão realizadas ações de campanha informativa, palestras, oficinas, rodas de conversa e outras atividades, com o objetivo de promover a discussão de temáticas relacionadas à saúde mental de forma a informar os estudantes, levar os estudantes e servidores a refletirem sobre o suicídio, identificar os sinais de riscos e possibilidades de encaminhamento para ajuda e propiciar informações sobre os transtornos mentais.

Os estudantes e servidores poderão se inscrever nas diferentes ações conforme programação disponível no link: Programação

O evento está sendo organizado pela psicóloga escolar em conjunto com a Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis e Grêmio Acadêmico do IFPR.