Câmpus Telêmaco Borba se prepara para oferecer curso de luteria em 2013 – Campus Telêmaco Borba

Câmpus Telêmaco Borba se prepara para oferecer curso de luteria em 2013

O Instituto Federal do Paraná – Câmpus Telêmaco Borba está finalizando os preparativos para iniciar o curso de luteria no primeiro semestre de 2013. O curso tem por objetivo a produção de instrumentos musicais utilizando como matéria-prima a madeira de reflorestamento, produzida pela Klabin, a maior indústria de papeis do país, de eucalipto e é resultado de uma parceria entre a Universidade Livre da Cultura (Unicultura) e o Instituto Federal do Paraná em Telêmaco Borba.

De acordo com Ricardo Trento, diretor da Unicultura, “um eucalipto, com corte de 20 anos, pode produzir até 300 instrumentos musicais. O projeto surge da necessidade de atender uma demanda reprimida, porque agora a lei exige a oferta de música nas escolas, e de promover o resgate social das famílias de baixa renda”, diz. Além disso, a  produção de instrumentos com matéria-prima nacional, poderá provocar queda nos preços dos instrumentos, contribuindo para o acesso de uma parcela maior da população a esses instrumentos.

Para receber a primeira turma de futuros luthieres, o câmpus do IFPR em Telêmaco Borba já está finalizando o pavilhão que sediará a oficina de lutheria. Segundo o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Ronaldo Mendes Evaristo, a compra de instrumentos e maquinários está em andamento.

A intenção é iniciar as aulas no primeiro semestre de 2013. O coordenador do curso e professor de música, Rafael Augusto Michelato, explica que a primeira turma terá entre 25 e 30 alunos e o curso terá duração de um ano e meio, dividido em três módulos.

Na fase inicial, serão fabricados xilofones e marimbas, que são instrumentos de percussão, mas os alunos sairão do curso aprendendo a fazer ainda violão e violino. O curso será gratuito e a matéria-prima será o eucalipto vendido pela Klabin. É o segundo curso de lutheria no Paraná – o primeiro é o ofertado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Maiores informações encontram-se no link: https://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1323968&tit=O-som-que-vira-da-floresta

Professor Rafael Augusto Michelato, coordenador docurso de lutheria