Comunicado da Direção do IFPR Campus Telêmaco Borba e da Comissão Local de enfrentamento à COVID-19 – Campus Telêmaco Borba

Em razão do aumento de casos de COVID-19 e GRIPE em nosso município, e conforme orientações da Comissão Local de enfrentamento à COVID-19, o Campus Telêmaco Borba, de 17/01/2022 a 11/02/2022, irá retroceder para a FASE 04 do Plano de Retomada, que consiste no período de retorno gradual/avançado às atividades administrativas e acadêmicas, com distanciamento físico durante o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus, conforme do Plano de Contingência do IFPR.
Nesta FASE a prioridade é a realização de atividades presenciais das disciplinas de caráter prático, sempre respeitando as recomendações de distanciamento social e revezamento de estudantes. As demais atividades e disciplinas poderão ocorrer de forma remota, através de encontros síncronos e plataformas virtuais.
Compreendemos que o retorno para o ambiente virtual em algumas disciplinas pode gerar um sentimento de frustração em nossa comunidade acadêmica, além de interferir no planejamento de nossos(as) estudantes e responsáveis em inúmeras questões familiares (tais como transporte, alimentação, equipamentos, entre outros). Entretanto, vale ressaltar que a situação sanitária atual do município gera preocupação e na oportunidade pedimos desculpas por quaisquer transtorno ocorrido durante a primeira semana de regressão.
Pontuamos que essas ações se fazem necessárias pois, entre os casos ativos de COVID-19 em Telêmaco Borba, entre o início de dezembro de 2021 e janeiro de 2022, houve um aumento de 5750%, com atualmente 345 casos ativos (20/01/2022). A média móvel de novos casos, no mesmo período, subiu 4320%. Mesmo com grande parte de nossa comunidade acadêmica com ciclo vacinal completo, esses números não nos dão segurança para manter a FASE 05 e avançar para todas as atividades presenciais.
Salientamos que essa decisão é baseada em informações técnicas, extraídas do sistema de saúde do município e também disponibilizadas pela 21ª Regional de Saúde, e analisada por uma comissão multidisciplinar que compõem tanto a Comissão Local, quanto a Comissão Central de Enfrentamento ao COVID-19 do IFPR.
Destacamos ainda que esse cenário será revisado em 15 dias, e caso ocorra uma diminuição nos índices de contágio no município, a Comissão irá deliberar novas orientações. Enquanto isso, contamos com a compreensão de todos(as) e reforçamos as orientações quanto ao distanciamento social, utilização de máscaras de proteção, álcool em gel e vacinação.
Os horários de aula (presenciais e virtuais) podem ser consultados no link:

Estamos à disposição para qualquer esclarecimento.

Atenciosamente.